Aberto novo plano de demissões na Caixa

O PDE (Plano de Desligamento do Empregado), foi aberto e o prazo para adesão já começa na sexta-feira 23 e vai até 5 de março. O limite máximo de adesões é de 2.964 empregados. Podem aderir ao PDE aposentados pelo INSS até a data do desligamento; aptos a se aposentarem até 31 de dezembro; empregados com 15 anos ou mais de banco; bancários que recebem adicional de incorporação de função até a data de desligamento.

“Nossa avaliação é de que as condições de trabalho na Caixa Federal serão ais uma vez afetadas, pois nossos colegas bancários já estão sobrecarregados. Haverá mais contratações, para substituir quem sai? É claro que não. E quanto ao papel social do banco? Nossa população pena com o atendimento precarizado, o que os joga contra a Caixa. No final, justificará uma privatização, que é na verdade o plano final do governo”, alerta Valdemar Luz, presidente do Sindicato.

“O novo plano PDE já retira a palavra `voluntário’ da sigla, o que, para quem estuda semiologia, sabe que passa claramente uma mensagem intimidatória. O comunicado foi publicado no dia 22, quinta e a adesão já começa hoje, 23, prazo curto demais para reflexão. Mas o pior é o valor que no último plano eram 10 salários, nesse são 9,8. E quanto às funções comissionadas de quem aderir ao plano, vão ser abertas para concorrência ou serão extintas?”, assevera.

“A orientação do Sindicato é que os bancários não façam nada sem refletir muito bem antes. Nos próximos dias será enviado ofício à direção da Caixa, em conjunto com outros representantes do movimento sindical, com todas as críticas e questionamentos sobre esse novo plano. Enquanto isso o Sindicato segue na luta pela Caixa. É o momento de união de todos os empregados da Caixa de nossa base junto com o Bancários Joinville, para continuarmos firmes na defesa de nossas conquistas de luta”, conclui Valdemar. Redação Bancários Joinville

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.