Diretores do Sindicato participam de seminário de formação sindical

Joinville – Nesta quinta e sexta-feiras (12-13), os diretores do Bancários Joinville, Evandro de Mello e Renata Bernstorff, participam de seminário de formação sindical ministrado pelo Dr. José Álvaro de Lima Cardoso (Supervisor técnico do DIEESE em Santa Catarina) na SINDITEX, em Joinville.

Estão previstos mais de 30 dirigentes sindicais dos diversos graus do sindicalismo entre sindicatos, federações e confederações. O mesmo evento está previsto para Concórdia, Blumenau, Joaçaba e Guaramirim. A ideia do DIEESE é replicar também o seminário em outras cidades do estado, visando subsidiar a ação dos sindicatos, nesta quadro difícil da história dos trabalhadores no Brasil.

Segunda vez

É a segunda vez que o Bancários Joinville participa deste seminário. Nos dias 15 e 16 de março, diretores do Sindicato foram a São José/SC: “As transformações que ocorrem nos dias de hoje, nas áreas de economia e política, exigem uma nova forma de atuação do movimento sindical. Precisamos pensar propostas alternativas a tais mudanças, e mais importante, disputar os espaços políticos com os ideários capitalistas, levando as nossas sugestões e nossas reivindicações”, assevera Valdemar.

“A classe trabalhadora e especialmente nós, os sindicalistas, devemos sempre buscar a qualificação para uma maior e melhor intervenção política na defesa dos interesses dos trabalhadores. Assim, a formação sindical se torna ainda mais estratégica para a consolidação da luta da classe trabalhadora, seja em função dos novos espaços para a atuação dos dirigentes sindicais, seja pela necessidade de construir coletivamente um conhecimento a partir da visão de mundo dos trabalhadores”, conclui.

“Em tempos de imensas adversidades, a tônica é realizar continuamente atividades de formação, que permitam o aprofundamento do debate, mas ao mesmo tempo instrumentalizem os dirigentes para ação imediata e eficaz”, alerta o Dr. Zé Álvaro. Redação Bancários Joinville

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.