Projetos para deficientes em Joinville

Três projetos relacionados a portadores de deficiência estão sendo debatidos atualmente no município, em diferentes etapas de aprovação:

Um dos projetos, o PL 322/2014 obriga os bancos a terem ao menos um profissional que atenda em Língua Brasileira de Sinais (Libras), outro é o PL 280/2015, que obriga agências bancárias a ter pelo menos um caixa eletrônico e um guichê adaptado para cadeirantes e o terceiro é o PL 284/2015, que obriga todas as agências do município a terem um caixa eletrônico com sinalização tátil e auditiva para deficientes visuais.

Em entrevista hoje ao Jornal A Notícia, Valdemar Luz, do Bancários Joinville comentou o assunto: “Não acredito que os bancos irão contratar alguém especializado em Libras, o que julgo deveria ser o correto, como é o caso das escolas. Os bancos vão sim, adicionar mais esta carga ao bancário, que terá de absorver uma nova rotina em seu vasto repertório de afazeres, o que seria péssimo para a categoria. Isso quando o bancário não tiver de treinar por conta própria, ou uma agência ter de treinar todos os funcionários”, disse o Sindicalista. “Se os bancos contratassem mais um funcionário, específico para este fim, a ideia seria maravilhosa e teria nosso apoio”, assinalou.

Sobre os demais projetos, Valdemar concorda: “Incentivamos a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade, o que infelizmente ainda é muito incipiente no Brasil”. Redação Bancários Joinville

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.