Associados da Caixa sem desconto de mensalidade sindical

Joinville – A fim de sufocar a mobilização e organização dos trabalhadores para facilitar a retirada de direitos e as privatizações, o governo Bolsonaro editou a Medida Provisória 873, que pretende impedir o desconto em folha da contribuição dos trabalhadores às suas entidades sindicais.

Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil

Desrespeitando a cláusula 42 do Acordo Coletivo de Trabalho, os próprios normativos internos do banco e a reforma trabalhista, que prevê o acordado sobre o legislado, a direção da Caixa Econômica Federal seguiu a Medida Provisória, que sequer foi votada no Congresso Nacional. E o Banco do Brasil segue a “ordem”, anunciando que seguirá a medida, embora neste mês de abril ainda tenha descontado.

Por isso, os descontos de mensalidade dos empregados da Caixa associados ao Sindicato, referente o mês de abril, não foram realizados. Quase duas centenas de trabalhadores tiveram impedidos, sem qualquer prazo e debate, seus direitos de associação. O Sindicato recebeu ofício da Caixa na terça 16, sem tempo hábil de alternativas ao problema.

“Em conjunto com nossa Confederação, estamos buscando soluções junto ao banco, não descartamos judicialmente, para preservar os direitos dos empregados da Caixa e do Sindicato”, afirma Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville.

“A direção atual da Caixa foi empossada para privatizar ativos e descapitalizar o banco vislumbrando sua privatização. E a organização dos empregados junto aos sindicatos é um entrave. Por isso os ataques para desmantelar as entidades sindicais a fim de enfraquecer qualquer resistência contra a privatização da instituição e contra a reforma da Previdência” afirma Dionísio Reis, empregado da Caixa e dirigente sindical.

Sindicatos e Federações já obtém resultados positivos

No Rio Grande do Sul, a FETRAFI (Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras) já obteve importante vitória na manutenção do direito. Também há resultados positivos em Mogi das Cruzes/SP e em outras bases. SEEB – São Paulo com Redação Bancários Joinville

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.