Atenção bancários: doar sangue dá direito a um dia de folga no trabalho

Joinville – Doar sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas, uma atitude nobre e solidária. O mês de fevereiro é tradicionalmente um mês de baixa nos estoques de sangue em função das férias e carnaval, período em que ocorrem mais acidentes.

Uma inciativa importante do Santander (#ChamaPraDoar) e de outras instituições mobilizam os funcionários a efetuarem a doação.

Mas o que nem todos os trabalhadores sabem é que a doação de sangue dá direito a um dia de folga sem desconto na folha de pagamento. O dia abonado está previsto no artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como na Lei 1.075/1950 e na cláusula 23 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários e deveria ser avisado pelos bancos.

A folga é prevista a cada 12 meses de trabalho para doações voluntárias corretamente comprovadas. O dispositivo foi criado com o objetivo de incentivar a doação de sangue para a população em geral.

“Ausentar-se do trabalho para fazer a doação de sangue é um direito e o bancário ou financiário não pode ter esse dia descontado”, alerta o presidente do Bancários Joinville, Valdemar Bruno da Luz Filho. Recomenda-se avisar previamente sua chefia, como uma medida para que o trabalho na agência não seja prejudicado. Se for campanha, o ideal é cada empregado realizar a sua doação em um dia diferente, para que todos possam usufruir do direito.

Portanto, o bancário que for doar sangue fica com o dia livre para folgar.

Para tirar qualquer dúvida adicional, o bancário pode entrar em contato com o Sindicato através dos fones 3433-3022/3023, ou via WhatsApp da entidade (47) 9 9723-2128 em qualquer horário. Redação Bancários Joinville

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.