Coronavírus: Comunicado à população de Joinville e região

Comunicado à população de Joinville e região (03/2020)

O Sindicato dos Bancários e Financiários vem à público aconselhar os clientes e usuários dos bancos a evitar o deslocamento às agências e optar pelos pagamentos sem recurso a dinheiro físico, deixando o contato direto só para os casos de máxima necessidade.

Considerando os riscos de contágio do novo Coronavírus, que já é considerado uma pandemia, os bancos serão obrigados a dispensar das agências uma série de funcionários, como as gestantes e os que estão no grupo de risco ao vírus, como aqueles que têm doenças crônicas – diabéticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos e outros com problemas respiratório agudos – e os acima de 60 anos.

Ou seja, haverá uma falta muito grande de funcionários para o atendimento.

As agências bancárias não tem janelas abertas, portanto não há ventilação, tendo apenas o aparelho de ar-condicionado, a maioria central, tornando um ambiente insalubre com a possibilidade de transmissão de um vírus tão ameaçador.

Além disso, haverão planos de contingência, onde a entrada nas agências será de uma em uma pessoa, ou de cinco em cinco, ou de dez em dez, dependendo da região.

Os bancos são obrigados a tomar estas medidas para tentar frear a propagação do vírus que vêm impactando diretamente no cotidiano dos cidadãos do mundo.

Operações bancárias

As operações do dia-a-dia, como transferências, pagamentos, entre outros podem ser executadas de forma segura e cômoda, através da internet ou por telefone com os Serviços de Atendimento ao Cliente, além dos caixas-eletrônicos instalados nas agências ou da rede de autoatendimento.

No caso de contas como água e energia elétrica, você pode ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. Alguns bancos têm convênios com lotéricas, supermercados, lojas de departamento e drogarias para o pagamento dessas contas.

Se você precisa trocar um cheque, deposite em sua conta no caixa-eletrônico e ele será compensado normalmente.

Estas são as informações que temos até o presente instante.

Com a colaboração de todos, poderemos passar logo por este momento tão horrível e esperar que tudo volte ao normal em breve.

Joinville/SC, 17 de março de 2020.
Valdemar Bruno da Luz Filho
Presidente

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.