Bancos terão que fechar para atendimento externo nesta quinta-feira

Joinville – Os bancos de Joinville, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário de Barra do Sul e Barra Velha (base sindical do Sindicato dos Bancários e Financiários de Joinville), bem como todos os bancos em território catarinense deverão estar fechados para atendimento presencial ao público a partir desta quinta-feira. A medida atende ao Decreto 515/2020 do Governo do Estado.

A PM de Joinville e demais cidades fará a fiscalização nas agências bancárias, para que a norma de não fazer atendimento externo ao público seja cumprida. A agência que desrespeitar a regra e for flagrada será notificada e responderá judicialmente. O Sindicato dos Bancários lembra que, segundo instruções da PM a agência que não cumprir o Decreto será feita uma notificação formal aos gerentes e a PM retornará em 1 hora, onde se permanacer aberta a agência, outras medidas serão tomadas e a gerência será responsabilizada.

O Sindicato dos Bancários vai protocolar ofícios na OAB, Ministério Público, Ministério do Trabalho e Polícia Militar, para que não só as agências fechem suas portas, mas que suspendam as atividades presenciais e de todo serviço que importe em aglomeração de bancários, sendo que os bancos possuem todas as condições de utilizar do teletrabalho e meios alternativos de atendimento aos clientes.

O presidente do Sindicato, Valdemar Luz, lembra que “Temos bancos na cidade, como a Caixa e o BB que concentram em um único edifício entre duzentos e trezentos trabalhadores, expondo a saúde dos bancários, de suas famílias e em última análise, de toda a população. São departamentos inteiros fazendo atendimento telefônico e por canais.

Temos postos de serviços dentro de grandes empresas, com circulação de sete mil funcionáros. Postos dentro de hospitais. Bancários que utilizam transportes públicos não tem mais acesso devido ao Decreto. Não tem mais restaurantes. As escolas fecharam as suas portas, as creches, e como as mamães bancárias vão fazer para cuidar dos seus filhos? Precisamos que estas atividades sejam suspensas e vamos recorrer a todas as instâncias”, conclui Valdemar.

Serviços possíveis

Os bancos poderão oferecer aos clientes os serviços de auto-atendimento e internet banking normalmente. Através dos aplicativos, os usuários poderão fazer todas as transações disponibilizadas. Depósitos e compensações também serão processados.

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.