Sindicato vai entrar com liminar para garantir a saúde dos bancários e financiários

#BancarioEmCasa

Joinville – O Sindicato dos Bancários, para resguardar a segurança de todos os seus trabahadores representados, enviou ofícios para os bancos de sua base, pedindo a dispensa dos trabalhadores, observando que a Organização Mundial da Saúde reconhece a situação gerada pela novo coronavírus (COVID-19), como pandemia e que o Ministério da Saúde do Brasil reconhece que já há contaminação comunitária da doença, além do Decreto Estadual 515/2020, que estabelece o fechamento compulsório de serviços públicos e privados não essenciais.

> Atenção: Reunião entre movimento sindical e Fenaban nesta segunda 23

O ofício chama a atenção para o grande aumento de usuários que procuram as agências, levado um enorme perigo de contaminação aos trabalhadores e à sociedade joinvilense, determinando o fechamento imediato das agências e a liberação dos empregados, deixando o suficiente para o abastecimento dos caixas-eletrônicos, respeitando os decretos estaduais e federais.

Agências trabalhando às escondidas

O Sindicato também pediu apoio à OAB-Joinville, à Vigilância Sanitária, ao Ministério Público Estadual e acionou o Ministério Público do Trabalho e à Polícia Militar. Também foi denunciado à NSC TV o caso de agências bancárias estarem trabalhando no escuro e às escondidas por ordem das chefias, exercendo atividades de vendas de serviços e contatando clientes quando deveriam estar em suas casas.

Sindicato entrará com procedimento judicial

Entre segunda e terça-feira vencem o prazo dos ofícios enviados pela entidade sindical, onde se os bancos não passarem a obedecer aos decretos, o Sindicato vai protocolar liminar judicial: “Reafirmamos a necessidade de que todos tenham consciência da gravidade da pandemia e cumpram com as determinações das autoridades sanitárias”, diz Valdemar Luz, presidente do Sindicato. “Menos metas, mais saúde. Um absurdo está ocorrendo em alguns bancos, que estão aproveitando deste momento para vender produtos, confinando os seus funcionários”, conclui.

Plantão 7 dias por semana, 24 horas por dia

O Bancários Joinville tem estado em plantão permanente através do WhatsApp 99723-2128, pelo celular utilizado pelo presidente, bem como pelas redes sociais da entidade. Todas as noites, os diretores que trabalham nas agências debatem via WhatsApp com a direção e são avaliadas novas ideias.

Pedimos à categoria que seja informado diariamente se temos bancários suspeitos e confirmados de Coronavírus em nossas agências, bem como parentes. Essa informação nos ajudará no fechamento das agências assim como as respectivas liberações de todos os funcionários.

Enquanto não saem as liminares, caso sua agência tenha aglomero de pessoas, pedimos ligar imediatamente no 190 para denunciar à polícia ou avise o Sindicato pelo WhatsApp. Também podem contatar um de nossos diretores sindicais. Redação Bancários Joinville

Cuidados

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.