Câmara de Vereadores presta homenagem ao Sindicato e a todos os bancários

Joinville – O Bancários Joinville recebeu com muita satisfação a Moção n° 247/2020 assinada pelo Vereador Adilson Girardi, que homenageia os bancários de Joinville e região e reitera os mais elevados protestos de estima e consideração a essa categoria.

“Os nossos agradecimentos ao Vereador Adilson Girardi pela homenagem aos trabalhadores, e já fica a ideia de criarmos um feriado bancário em Joinville, algo super merecido por esta categoria que tanto atua no cotidiano da população joinvilense”, lembrou o presidente Valdemar Luz. “Vamos trabalhar nessa ideia?”, concluiu.

“Senhor Presidente;
Senhores Vereadores;

O vereador abaixo assinado, em conformidade com o art. 194 do Regimento Interno, solicita a Vossa Excelência, após a aprovação pelo Plenário, o envio de ofício ao Senhor Valdemar Bruno da Luz Filho, Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Joinville, com o seguinte teor:

Considerando que dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional dos Bancários;

Considerando que no dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Vários outros sindicatos por todo o território nacional aderiram à greve, no entanto, não aguentaram a pressão e acabaram por aceitar as propostas do governo, que estavam bem abaixo da média solicitada pela classe bancária. Apenas em São Paulo os trabalhadores continuavam resistindo as pressões. Em 5 de novembro, após 69 dias em greve, os bancários conseguiram um reajuste de 31% no salário. Uma grande vitória para a classe, que passou a ser perseguida depois da greve. Muitos perderam seus empregos e foram alvos de represálias;

Considerando que a insistência e força dos profissionais daquela época, se tornou um exemplo para toda a classe profissional;

Considerando que a referida data é uma homenagem a um momento histórico de extrema importância para esses profissionais no país.

A Câmara de Vereadores de Joinville, aprovando moção do Vereador Adilson Girardi (MDB), PARABENIZA todos os Bancários de Joinville, na pessoa do Sr. Valdemar Bruno da Luz Filho, Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Joinville, pelo Dia dos Bancários, comemorado em 28 de agosto, enaltecendo o papel da categoria, essencial para o desenvolvimento das atividades bancárias e operações financeiras, bem como possui grande relevância e responsabilidade social na distribuição, assessoria, gestão e oferecimento de produtos de investimento aos usuários das agências bancárias e plataformas de atendimento.

Gabinete Parlamentar, 3 de agosto de 2020.
Assinado Eletronicamente
Adilson Girardi – MDB
Vereador”

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.