Demitido? Procure o Sindicato! Na ativa? Se associe imediatamente!

Joinville – O Sindicato, sempre ao lado dos bancários, está em forte campanha contra o processo de demissões levado adiante pelos bancos privados, especialmente os três maiores (Bradesco, Santander e Itaú), em meio à pandemia de coronavírus. Entretanto, após a reforma trabalhista, aprovada em 2017, os bancos não são mais obrigados a realizar as homologações das demissões no Sindicatos.

> CLIQUE AQUI e fique por dentro da campanha do Sindicato contra as demissões nos bancos

Portanto, o Sindicato orienta que o bancário demitido nos procure para que a entidade tenha ciência da demissão, verifique a regularidade da mesma, assegure o correto pagamento dos direitos e subsidie a luta em defesa dos empregos na categoria.

Além disso, o Sindicato quer manter contato com os demitidos para que, independente de voltarem ou não ao mercado financeiro, continuem envolvidos nas lutas da categoria, da classe trabalhadora e da sociedade em geral. Vivemos um momento politico no qual os trabalhadores devem se unir por seus direitos. Precisamos lutar por politicas públicas de emprego e outras para que possamos nos proteger, discutir alternativas e buscar justiça. Juntos temos mais chance. Estejamos, trabalhadores e Sindicato, juntos e mobilizados.

Faça sua associação ao Sindicato; Não fique só, fique sócio

O Sindicato dos Bancários de Joinville e Região é uma das mais importantes entidades de representação de trabalhadores e depende da contribuição de seus sócios para garantir novas conquistas para os bancários.

A entidade representa mais de 1.800 trabalhadores, divididos entre Joinville, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário de Barra do Sul e Barra Velha.

É com essa estrutura que a entidade garante a defesa dos direitos dos bancários não apenas nas campanhas salariais, mas também durante todo o ano com ações educativas, atividades, protestos, negociações com setores específicos ou com as direções dos bancos e produz informativos, faixas, cartazes, adesivos, panfletos, etc.

Quem é sindicalizado tem direito a orientação e apoio jurídico e previdenciário gratuito, desconto nos cursos oferecidos pelo Sindicato (e preferência na reserva de vagas), uso de nossa rede de convênios, auxílio-natalidade quando do nascimento de seu filho, participação nos eventos desportivos, desconto nas festas da categoria, participação em sorteios ou promoções, além de receber o periódico Info Bancários.

Além disso, o Sindicato está trabalhando para adquirir sua sede social e espaço recreativo dedicado inteiramente aos associados.

Para se sindicalizar, baixe e preencha a Ficha de Sindicalização no link a seguir. Logo abaixo dela há um Perguntas e Respostas para tirar todas as suas dúvidas. Caso precise, ligue para 47 3433-3022/23 ou mande um e-mail preenchendo o formulário que está no final desta seção.

Clique aqui para fazer o download de sua Proposta de Sindicalização ]

Depois de preenchê-la, solicite o recolhimento por um representante do Sindicato pelo telefone 47 3433-3022 / 3023, ou entregue na Central de Atendimento do Sindicato, no endereço Rua Nove de Março, 724 – Centro.

Formulário de transferência de base

Para empregados do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal que estejam filiados em outra base sindical, é necessário baixar e preencher também o formulário de transferência de base.

Clique aqui para fazer o download do Formulário de Transferência de Base ]


Perguntas e respostas: tire suas dúvidas

1. Como faço para me sindicalizar?

No site do Sindicato, clique em Sindicalize-se. Faça download da Ficha de Sindicalização e preencha-a. Então você pode ligar para a Central de Atendimento (47 3433-3022 / 3023) ou preencher o formulário de contato localizado ao final desta página nos avisando de seu interesse em associar-se. Um diretor ou funcionário do Sindicato comparecerá ao seu local de trabalho para recolher sua ficha e esclarecer suas dúvidas. Você também poderá optar por se associar diretamente na sede do Sindicato (Rua Nove de Março, 724 – Centro).

2. Como faço para cancelar minha sindicalização?

Você deve entrar em contato com a Central de Atendimento (47 3433-3022 / 3023), solicitando o cancelamento e deixando o seu e-mail. Após o pedido, a Central lhe enviará um termo por e-mail, que deverá ser preenchido e entregue na secretaria do Sindicato. O cancelamento da sindicalização só poderá ser feito na sede do Sindicato.

3. Qual o valor da mensalidade?

A contribuição dos bancários sindicalizados sustenta a atuação e a estrutura do Sindicato. A mensalidade é de R$ 44,51.

4. Qual a função primordial do Sindicato?

O Sindicato existe para proteger os direitos dos trabalhadores à luz da Constituição, da Legislação Trabalhista e da Convenção Coletiva. Ele nos representa junto às empresas, ao Estado e à Justiça – antes, durante e após nossa relação de trabalho.

5. Fale sobre nosso Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.

Os bancários são uma categoria que conta com um dos melhores contratos coletivos de trabalho do Brasil, fruto de muita luta do sindicato e dos trabalhadores. Os benefícios que você usufrui (como auxílio-creche, jornada de seis horas, Participação nos Lucros e Resultados, vales refeição e alimentação e 13ª cesta alimentação, entre outros) e que são alardeados como “vantagens concedidas pelos bancos”, são na verdade conquistas das negociações, atos, mobilizações e greves das últimas décadas. São resultantes da luta dos trabalhadores, organizados pelo seu Sindicato.

6. Por que sindicalizar-se?

A necessidade de se sindicalizar é para auxiliar na construção de uma entidade cada vez mais atuante e forte. As fontes de renda do sindicato são as mensalidades dos associados, usadas para as despesas administrativas; a Contribuição Sindical, usada para as despesas com integração, esporte, lazer, cultura, saúde e treinamentos; e o Desconto Assistencial: usado para as despesas com a Campanha Salarial (informativos, cartazes, editais, faixas, viagens).

7. Quais as principais atividades desenvolvidas em prol dos afiliados?

Assessoria jurídica; convênios com clínicas, óticas, farmácias, mecânicas, salão de beleza, despachantes e laboratórios; atividades de lazer e integração; divulgação de notícias de interesse dos trabalhadores; negociações específicas por banco ao longo do ano; comissões extrajudiciais, etc.

Entre em contato:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.