Vacinação dos bancários em Santa Catarina será definida na próxima terça 20

Joinville – Está marcada para a próxima terça-feira 20 a reunião que definirá a inclusão dos trabalhadores bancários como grupo prioritário de vacinação contra a Covid em Santa Catarina. Este grupo não estava previsto inicialmente no Plano Nacional de Imunização, mas foi incluído pelo Ministério da Saúde no início de julho após pressão dos sindicatos.

Para a imunização deste público iniciar no Estado, é necessária pactuação entre o governo e os municípios, o que deve ocorrer na reunião da próxima terça-feira. A orientação do Ministério da Saúde, segundo nota técnica publicada nesta semana, é destinar 20% do quantitativo total para este grupo prioritário.

> Covid-19: Sindicato pede ao governo prioridade na vacinação dos Bancários
> Presidente do Bancários Joinville é entrevistado no programa “NC em Foco”

Atualmente, Santa Catarina separa 30% para os trabalhadores industriais e 70% para imunização por faixa etária.

Na defesa para a vacinação dos bancários, O Sindicato dos Bancários de Joinville tem buscado respostas junto às autoridades competentes quanto a morosidade na efetiva vacinação da categoria. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após forte pressão do movimento sindical, havia anunciado na data de 06/07 a inclusão dos bancários no Plano Nacional de Imunização.

> Continua a luta pela vacinação dos bancários
> Sindicato dos Bancários envia ofícios para todas as cidades da base: Vacina Já!

Na mesma data, o Ministro havia se comprometido junto às entidades sindicais que publicaria a nota técnica incluindo a categoria bancária até a última sexta- feira 9 no PNI.

No dia 14, conforme o 28° Informe Técnico do Plano Nacional de Imunização do Governo Federal, o Ministério da Saúde determinou que 20% das vacinas distribuídas para os estados sejam reservadas para a vacinação de primeira dose dos trabalhadores bancários e dos Correios.

Segundo o documento do Ministério da Saúde, até o momento a CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO já distribuiu aos estados de 149.913.970 milhões de doses, sendo cerca de 54 milhões SINOVAC/Butantan; 74,9 milhões ASTRAZENECA/Fiocruz; 16,3 Pfizer/Comimaty; e 4,5 milhões Janssen/Johnson. Oficialmente, o governo contabiliza a vacinação de 83.284.954 milhões de brasileiros.

O Bancários Joinville continuará cobrando das autoridades competentes que se cumpra o comprometido à categoria bancária: “Os bancários estão desde o início na linha de frente para garantir que a economia não pare. Lutamos por isto, e agora, vamos conseguir vacinar nossa categoria”, asseverou Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville.

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.