Encontro de Dirigentes Sindicais Bancários da Região Sul

As Federações dos Estado do Paraná e de Santa Catarina, juntamente com a Delegacia da Contec no Rio Grande do Sul e representantes da Contec realizaram, na última terça-feira (17), o Encontro Regional Sul dos Dirigentes Sindicais Bancários, com o objetivo de discutir os problemas enfrentados pelos bancários e bancárias de todos os bancos e apresentar à entidades financeiras pautas de reivindicações para a solução das dificuldades encontradas.

Os dirigentes dos três Estados do Sul expuseram as condições de trabalho a que estão sendo submetidos os empregados dos bancos atualmente, com ênfase na pressão pelo cumprimento de metas abusivas, o que vem causando adoecimento de muitos trabalhadores. Além disso, foram relatados abusos de gerentes que ameaçam com punições disciplinares funcionários pelo simples fato de quitarem suas contas pessoais (boletos) em conta de familiares (marido/esposa), obrigando os empregados a pagarem suas contas em débito na sua conta pessoal.  Esse comportamento caracteriza invasão de privacidade e ofende os direitos e garantias individuais previstos no Artigo 5º da Constituição da República, sendo passível de denúncia ao MP e ajuizamento de processo judicial.

Mesmo em período de pandemia, os bancos vem praticando número expressivo de demissões de funcionários sem justa causa, em que pese os grandes lucros divulgados pelas entidades financeiras nas últimas semanas.

“Considerando que os bancários já firmaram convenção coletiva de trabalho e acordos coletivos válidos até agosto de 2022, neste ano serão apresentadas aos bancos reivindicações específicas não previstas nos instrumentos coletivos vigentes, principalmente sobre questões relativas ao trabalho não presencial e à prevenção da Covid-19”, disse Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville.

Além dos dirigentes do Sul do Brasil, estiveram presentes no encontro o Presidente da Contec, Sr. Lourenço Ferreira do Prado, o Presidente da Federação dos Bancários de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte (ALPERN), Sr. João José Bandeira, o Diretor da Contec, Dr. Gilberto Antônio Vieira .

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.