Diretores do Bancários Joinville concluem novo curso de formação da UGT

Com o tema “Comunicação como Instrumento para Sindicalizar e Reforçar o Poder dos Trabalhadores”, a União Geral dos Trabalhadores/UGT e o Instituto Solidarity Center (AFL-CIO), finalizaram o Projeto Nacional de Formação Político-Sindical para dirigentes e trabalhadores filiados a Central.

Essa parceria tem como objetivo contribuir com o fortalecimento dos sindicatos, ampliar as sindicalizações e conscientizar os trabalhadores sobre o atual processo da Luta de Classes na atualidade, em nosso país e no mundo. Assim como ocorreu nas outras regiões do país, os depoimentos dos dirigentes e dos trabalhadores da Região Sul no processo de avaliação do Projeto, os sindicalistas deram depoimentos de como as aulas e os debates contribuíram para melhorar e avançar no fortalecimento do Sindicato.

Além disso, os dirigentes ressaltaram a importância de compreender que a comunicação adquiriu papel estratégico no enfrentamento das mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, das ofensivas neoliberais e, principalmente, contribuir para a consciência dos trabalhadores e da necessidade de participar da vida política do país, com propostas para implementar Políticas Públicas que, de fato, garantam os direitos políticos, sociais e democráticos da população.

Para o presidente da UGT, Ricardo Patah e para o Secretário Nacional de Organização e Formação Político-Sindical, Chiquinho Pereira, o Curso de Formação Político-Sindical está contribuindo, objetivamente, para o Fortalecimento dos sindicatos da UGT, graças à parceria com o Solidarity Center.

O Coordenador Executivo da Secretaria de Formação, Erledes Elias da Silveira e toda a sua equipe responsável, também, pela execução dos Cursos, já elaboraram um novo Projeto de Formação para 2022 e 2023, o qual está sendo analisado pelo Solidarity Center, com o apoio efetivo do Presidente Ricardo Patah e do Secretário Chiquinho Pereira.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Joinville endossa essas palavras e apoia a realização de cursos: “Dirigente sindical necessita se reciclar o tempo todo. Por causa da pandemia, os cursos presenciais tiveram de ser cancelados, mas já tínhamos um cronograma onde participariam toda nossa diretoria, especialmente nossos diretores que atuam nas agências bancárias. Diretor formado é diretor bem informado! A luta em 2022 promete ser dura e precisamos de todos afiados!”

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.