Sindicato recupera mais de 2.5 milhões de reais para ex-bancários

Durante o ano de 2021, o Sindicato recuperou mais de 2.5 milhões de reais para ex-bancários. Neste cálculo não estão incluídos valores de processos judiciais. O Sindicato dos Bancários de Joinville coordena e orienta tentativas de solução de conflitos trabalhistas individuais utilizando as Comissões de Conciliação Prévia (CCP) ou Voluntária (CCV), ou ainda CESCI (Comissão Extrajudicial para Solução de Conflitos Individuais).

O papel dessas comissões é buscar um acordo extrajudicial pertinente às subtrações sofridas pelo bancário no curso da contratualidade. O trabalhador é orientado sobre os seus direitos e o que isso representa financeiramente. Os pleitos são submetidos ao empregador, que poderá ou não negociar.

De janeiro até o presente momento, o Sindicato negociou prioritariamente com a Caixa Federal e com o Banco Itaú. Da Caixa são verbas do auxílio-alimentação e do Itaú as verbas gerais dos bancários, como 7° e 8° hora, intrajornada, etc. Haverão mais negociações até o final do ano, o que aumentará este valor.

“Resolvemos rapidamente as pendências que existiam entre a instituição financeira e os ex-empregados, garantindo um ótimo acordo para todos”, comenta Valdemar Luz, presidente do Sindicato.

A comissão é uma alternativa viável e rápida para resolver os passivos trabalhistas sem ter que demandar através da Justiça do Trabalho. Além do mais, é voluntária, ou seja, qualquer ex-empregado pode tentar recuperar seus direitos através deste canal ou até mesmo recusar a proposta apresentada, buscando depois a via judicial, se entender que assim poderá ser mais vantajoso.

Não há custo para os ex-empregados que ingressam com demandas através da CCV.

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.