Covid/Influenza: Bancos não levaram em conta o alerta do movimento sindical

Dispara contaminação pela Covid nos bancos com a volta ao presencial. Os bancos não levaram em conta o alerta feito insistentemente pelo movimento sindical bancário sobre o perigo evidente que o retorno ao trabalho presencial, inclusive de quem é do grupo de risco e a volta ao horário normal (de 10 às 16 horas) traria para a saúde e a vida da categoria bancária. A consequência imediata foi a disparada dos casos de contaminação, tanto em agências, quanto em prédios administrativos de bancos privados e públicos.

Ainda não há uma estatística precisa, mas já é possível avaliar que a consequência da decisão está sendo o aumento do número de bancários e bancárias atingidos pela covid-19. Os bancos simplesmente expuseram os bancários ao ignorar os alertas do movimento sindical de que o retorno ao presencial não poderia acontecer porque a pandemia ainda estava fora de controle, e, pior, com o aumento de casos de novas variantes que se espalhavam com rapidez, como a Delta e a Ômicron, além da epidemia da influenza H3N2 no Brasil.

> Novo surto de COVID em agências bancárias de Joinville
> Baixe o Info Bancários # 25
> Reunião com a Fenaban sobre pandemia e relações sindicais

Primeiro a obrigar os bancários a voltar ao trabalho presencial, o Santander, diante do recrudescimento da pandemia e com o surto da gripe H3N2, agora cobra, em todo o país, o cumprimento dos protocolos de prevenção. Disponibilizou na intranet as medidas que devem ser seguidas, inclusive com orientações para gestores e funcionários, e um FAQ com perguntas e respostas.

O Sindicato confirmou várias agências com ocorrências de covid. Bancários devem continuar informando a entidade sindical preechendo este formulário. Desta forma, o Sindicato pode atuar junto aos bancos para garantir que todos os protocolos de prevenção sejam devidamente respeitados, mensurar a situação da pandemia e do surto de gripe na categoria, e cobrar as providências cabíveis do setor público. O sigilo é garantido.

Link alternativo: https://pt.surveymonkey.com/r/KHDYW26

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.