Cassada decisão contra BB; em Joinville, Santander vai abrir sábado

Banco do Brasil

O Banco do Brasil recorreu e desembargadora do TRT São Paulo cassou a decisão da 28ª Vara do Trabalho que determinava o retorno ao home office para funcionários do BB das áreas administrativas, que não lidam com atendimento ao público. A liminar, concedida às 16h44 desta sexta-feira 21, cassou também outra decisão importante da 28ª Vara: a que obrigava o banco a voltar a fechar dependências para sanitização quando houvesse caso confirmado de covid-19.

Santander

Já sobre o projeto do Santander de abrir as agências neste sábado 22, juíza de Joinville decidiu às 19h16 que “não detém (…) competência para obstar abertura de agências bancárias” e que “o requerente aguardou até a véspera do ato para ajuizar a presente ação (…) dificultando a prévia manifestação da parte contrária”. A Justiça impediu o banco espanhol de abrir aos sábados em várias bases sindicais pelo país, como em Campo Grande/MS, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, SEEB-PA, Mogi das Cruzes/SP, Rio Claro/SP e SEEB-PB.

> Justiça determina home office para funcionários de áreas administrativas do BB
> Santander não cede mas vai abrir agências apenas neste sábado (22)

E agora?

Os sindicatos de São Paulo e Joinville, autores das ações estão estudando as medidas jurídicas futuras.

“É lamentável que mesmo diante do agravamento da pandemia e do considerável aumento do número de contaminações no banco, a Justiça do Trabalho decida contra medidas que seriam essenciais para a saúde de trabalhadores e clientes”, avalia o dirigente sindical Getúlio Maciel, da Fetec-CUT/SP e integrante da Comissão Executiva dos Funcionários do BB (CEBB).

“Decisão judicial não se discute, mas se cumpre. Mesmo decepcionados, continuaremos atentos às iniciativas do Santander. Em reunião na última sexta 21 com o banco, percebemos uma tendência do projeto não se repetir, mas se ocorrer, atuaremos firmemente na denúncia e combate aos ataques contra os direitos dos bancários e financiários”, diz o presidente do Bancários Joinville, Valdemar Luz.

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.