CAIXA apresenta reestruturação das atividades

Ontem (10/03), a CONTEC esteve reunida com a presidente da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Miriam Belchior, para a apresentação da restruturação das atividades do banco, que se inicia nesta quinta-feira nas unidades da Matriz.

Belchior iniciou a reunião fazendo um diagnóstico da situação atual da Caixa em relação ao mercado, e afirmando que as medidas hora anunciadas seriam feitas visando o equilíbrio operacional da empresa.

Segundo a presidente, se busca nessa reestruturação que a Matriz funcione de forma mais estratégica, as filiais mais especializadas e agências mais voltadas a área de negócios.

Os representantes da CONTEC foram informados que haverá migração de processos operacionais da matriz para filiais e centralizadoras, reduzindo unidades e trabalhando na amplitude gerencial. Também informaram da criação de grandes centrais especializadas e busca de melhorias nos processos de automação.

Para Belchior, a restruturação busca também a desoneração das atividades operacionais das agências para que sejam mais negociais. Para os empregados que forem realocados e que perderem a função, será mantida além do asseguramento previsto normativamente, será estendido mais 60 dias.

Mirian Belchior informou ainda que nesta realocação serão analisadas as aspirações e qualificações dos empregados, inclusive o seu retorno a origem, quando for o caso, assegurando o pagamento das despesas.

Na matriz, haverá uma sala de realocação para atendimento aos empregados impactados pela realocação, e nas filiais e centralizadoras terão agentes de realocação.

Questionado sobre a situação das RERET’s, o vice-presidente de Pessoas Marcos Jacinto informou que parte dos empregados irão para centrais digitalizadas, podendo ficar na própria agência ou serem realocados nas filiais, conforme o caso.

O movimento sindical exigiu na reunião que os empregados sejam tratados de forma respeitosa e menos traumática possível, tendo em vista histórico de tratamento injusto em casos similares já ocorridos.

Exigimos também encontros semanais com os representantes da Caixa, para ponto de controle, visando tratar dos problemas que certamente surgirão durante o processo.

A CONTEC estará monitorando o todo o processo, ao tempo que encaminhará propostas de solução toda e qualquer denúncia de irregularidade que porventura venha a ocorrer no processo.

Diretoria Executiva da CONTEC

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.