Defesa do Banrisul público estará em pauta no Grande Expediente da AL/RS

Nesta terça-feira, 21/2, às 14h, o deputado estadual Zé Nunes (PT) ocupou o espaço do Grande Expediente na sessão plenária da Assembleia Legislativa para defender o caráter público do Banrisul. Ele é autor da proposta para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, a ser instalada oficialmente no próximo dia 15 de março, no Teatro Dante Barone.

O deputado, com o apoio da Fetrafi-RS e sindicatos de bancários, já conseguiu as 19 assinaturas necessárias para instalar a Frente Parlamentar. E novas adesões estão sendo obtidas. O objetivo é estimular o debate sobre a importância da instituição financeira para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e sobre as consequências sociais, econômicas e para a administração pública de um eventual processo de privatização do banco.

Na visão do deputado, o Banrisul é uma instituição que tem identidade histórica e cultural com a população gaúcha e profundamente ligada ao desenvolvimento do Estado. Está presente em 98,5% do território do Rio Grande do Sul, com 536 agências e 698 postos de atendimento espalhados em 347 municípios. Em 87 cidades, é a única agência bancária disponível.

O banco fomenta o desenvolvimento da agricultura, sobretudo da familiar, de pequenas e médias empresas e pode ser uma excelente ferramenta para os programas do governo estadual, a exemplo do Microcrédito praticado na gestão anterior à Sartori. Além disso, é um banco sólido e lucrativo, com patrimônio líquido de R$ 6,7 bilhões e que registrou lucro de R$ 643,5 milhões em 2016.

A atividade poderá ser acompanhada pela página do deputado no Facebook (facebook.com/deputadozenunes/).  Fetrafi-RS e Assembleia Legislativa

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.