XIII Congresso Nacional dos Bancários

Joinville – Entre os dias 28/06 e 01/07, o Bancários Joinville esteve representando a categoria no XIII Congresso Nacional dos Bancários, sob a organização da CONTEC, federações e sindicatos. O encontro dos trabalhadores do sistema financeiro contou com palestras, debates e planejamento para atuação e militância das categorias em relação a diversos temas importantes, como a questão da Reforma Trabalhista, previdência social pública e privada, legislação trabalhista, estrutura e enquadramento sindical e a iniciação dos debates sobre as futuras campanhas salariais dos bancários e securitários, além da aprovação de moções.

Entre os palestrantes, estavam a dra. Cecília Garcez, representante da Previ, e o dr. Jarbas Antônio Biage (Banesprev), mestre em Direito das Relações Socias pela PUC SP, que colocaram uma luz sobre o sistema de previdência pública no Brasil. Também palestrou o dr. Hudson Marcelo da Silva, especialista em Direito Sindical e mestre em Filosofia pela Unicamp SP, que discorreu sobre as mudanças no sindicalismo com a reforma trabalhista.

O Sindicato dos Bancários de Joinville e Região participou do encontro na presença de seu presidente, Valdemar Bruno da Luz Filho e dos diretores da entidade, José Fernando Semmer, Hilberth Enio Arend, Evandro de Mello, Paulo Coelho e Renata Bernstorff Clemes.

No decorrer do evento, os diretores participaram dos debates, discorrendo sobre a Reforma Trabalhista e seus reflexos negativos à classe trabalhadora; a necessidade de atuação representativa dos Sindicatos por melhores condições de trabalho e a manutenção dos direitos conquistados pelos bancários em décadas de lutas e, principalmente, na defesa dessas conquistas, uma vez que com a intenção do governo visando o enfraquecimento dos movimentos sindicais, os bancários ficarão à mercê dos patrões, sendo necessário o fortalecimento do Sindicato e a sua atuação cada vez mais efetiva em favor dos trabalhadores.

“Nossos parabéns à CONTEC na pessoa de seu presidente, o companheiro dr. Lourenço do Prado e da companheira dra. Rumiko Tanaka, organizadores do evento. Estes dias de congresso foram viscerais para que permeemos construções para a categoria que representamos”, disse o presidente do Bancários Joinville, Valdemar Luz.

“Agradeço também aos diretores do Bancários Joinville que foram à São Paulo, bem como aos diretores e colaboradores que ficaram cuidando do Sindicato e compareceram na grande manifestação de 30/06. Voltamos com uma nova visão, cheios de energia para enfrentar os desafios que virão aos bancários e ao sindicalismo como um todo. Nós vamos prevalecer”, concluiu.

Veja abaixo fotos do evento. Redação Bancários Joinville

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.