História

O nosso Sindicato completou 50 anos de existência no ano de 2014.

São meio século de uma história de lutas que tem de continuar a ser contada nas novas gerações de bancários e sindicalistas que surgem.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Joinville e Região surgiu num momento em que o mundo vivia uma grande convulsão: era o auge da guerra fria e a corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética havia culminado na instalação de uma base nuclear em Cuba, para fazer frente ao poderio norte-americano. No Brasil, a população dava amplos poderes ao Presidente João Goulart, através da escolha em plebiscito pelo Presidencialismo.

Assim, nosso Sindicato foi fundado nesta época, com o nome de “Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Norte do Estado de Santa Catarina”.

As cidades de Joinville, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Guaramirim, formavam a base territorial da entidade à época.

Em agosto de 1963, passou a denominar-se Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Joinville, tendo sido reconhecida como Entidade Sindical em 27 de janeiro de 1964 por ato do MTPS sob nº238702.

O Sindicato é filiado a uma Federação, Confederação e Central Sindical (Federação dos Empregados e Estabelecimentos Bancários de Santa Catarina/FEEB-SC, Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito/CONTEC e União Geral dos Trabalhadores/UGT), que auxiliam o Sindicato em suas lutas regionais e nacionais.