Campanha SalarialFENABAN

16° Rodada: Desrespeito! Fenaban volta à mesa sem índice e propõe retirar direitos na PLR

A Campanha dos Bancários 2022 (campanha salarial) chegou à 16ª rodada de negociações sem que a Fenaban propusesse novo índice para reajuste dos salários dos bancários. Além disso, na mesa desta quinta-feira 25, mantiveram a proposta de reduzir os valores pagos como programas próprios da parcela adicional da PLR, o que significa retirada de direitos para a categoria.

“É inacreditável — são mais de dois meses de reuniões e a Fenaban ainda não apresentou índice de reajuste com aumento real para os salários. Vieram com 65% do INPC, o que rejeitamos na mesa”, diz Valdemar Luz, presidente da entidade.

Reajuste de 100% do INPC, mas com compensação dos programas próprios

Os sindicalistas conseguiram que a Fenaban recuasse da proposta rebaixada de reajuste na PLR apresentada na quarta (primeiro de 70% do INPC e depois de 75,7% do INPC), e nesta quinta propôs reajuste de 100% do INPC (projetado em 8,88% na data-base da categoria). Porém, mantiveram a compensação dos programas próprios, o que é um retrocesso.

“A compensação dos programas próprios reduz a PLR em cerca de 25ou 33%. Nós não aceitamos esse retrocesso”, acrescenta Valdemar.

Na pauta apresentada aos bancos, a categoria reivindica para a parcela adicional da PLR 3 salários-base, reajustados pelo INPC mais aumento real de 5%.

Com a correção da PLR pelo INPC, nos três maiores bancos privados do país (Bradesco, Itaú e Santander) o percentual de distribuição na regra básica cai de 4,97% do lucro distribuído em 2021 para 4,85%. Na parcela adicional a redução seria de 1,69% para 1,67%.

A negociação continua nesta sexta-feira 26, a partir das 14h.

Assembleia na terça 30

Por meio do link http://bancariosjoinville.com.br/?p=28368, que fornece as instruções de cadastro e acesso ao nosso sistema virtual, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Joinville e Região convoca todos os bancários lotados na base territorial da entidade a participarem de assembleia que irá avaliar as propostas apresentadas pela Fenaban (federação dos bancos) nas negociações da Campanha Salarial dos Bancários 2022.

As mesas de negociação com a Fenaban estão ocorrendo todos os dias desta semana, presencialmente, na capital paulista. Veja como foram as negociações acompanhando pelo site e pelas redes sociais dos Sindicato.

A assembleia será realizada virtualmente (on-line), na terça-feira 30, das 9h às 19h, por meio do link disposto no início do texto, onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para deliberação da pauta, e que só estará disponível durante o período da assembleia.

Leia edital completo abaixo:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE JOINVILLE E REGIÃO, inscrito no CNPJ/MF sob nº 83.800.532/0001-30, por seu Presidente, convoca todos os trabalhadores bancários, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, dos municípios de Joinville, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário de Barra do Sul e Barra Velha, para a assembleia geral extraordinária que se realizará de forma remota/virtual das 9h até às 19h do dia 30.08.2022 (terça-feira), na forma disposta no link http://bancariosjoinville.com.br/?p=28368, que fornece as instruções de cadastro e acesso ao nosso sistema virtual, no qual estarão disponíveis todas as informações necessárias para deliberação acerca das seguintes pautas:

1) Votação das propostas:

a) votação da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos – FENABAN;
b) votação da proposta apresentada pelo Banco do Brasil S.A;
c) votação da proposta apresentada pela Caixa Econômica Federal;
d) votação da proposta apresentada pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A – BANRISUL.

2) Em caso de rejeição das propostas, os empregados poderão deliberar greve por tempo indeterminado, a partir da zero hora, do dia 31 de agosto de 2022 (quarta-feira).

Joinville, 25 de agosto de 2022.
Valdemar Bruno da Luz Filho
Presidente

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.