Geral

30 anos sem Raul Seixas, que permanece mais atual do que nunca

Joinville – Este 21 de agosto marca os 30 anos da morte do eterno maluco beleza Raul Seixas. Suas músicas, poesias e declarações permanecem atuais, principalmente na atual conjuntura política do país.

Em Aluga-se, Raulzito já ironizava as políticas entreguistas dos patrimônios nacionais, que voltaram com tudo no governo extremamente neoliberal de Bolsonaro.

Governo quer entregar empresas que garantem soberania nacional

Já em Meu Amigo Pedro aparece o distanciamento entre dois antigos amigos, separados por visões de mundo diferentes, algo cada vez mais frequente com a banalização do debate político.

A menos conhecida Todos os Homens Merecem o Céu traz os versos: “Estão preocupados com a saúde do povo, mas vendem cigarros. Estão preocupados com a liberdade dos pássaros mais vendem gaiolas. Estão preocupados com a violência, mas vendem armas”. Nada mais atual para um país que assiste a Amazônia queimar, em que o ministro da Justiça propõe reduzir impostos de cigarros e o presidente da República defende o porte de armas para a população civil.

Outro exemplo de letra que cabe bem nos tempos atuais é a música As Aventuras de Raul Seixas Na Cidade de Thor, na qual Raul faz uma crítica ácida ao capitalismo predatório que destrói o planeta e os homens.

> Sindicato na rua em defesa das aposentadorias e da educação

Raul – que teve sua casa invadida por agentes da ditadura que buscavam provas da existência da tal “sociedade alternativa” e que junto com o escritor Paulo Coelho foi levado ao Dops para explicar o significado de Krig-ha, bandolo, título do seu primeiro LP, que é apenas o grito de guerra do Tarzan – personificou uma mosca – inseto com fama de nojento e incomodo – para driblar a censura com Mosca na sopa e expressar o quanto sua música e postura incomodavam os militares. Tema muito pertinente nos dias de hoje quando a censura, que afetou ao menos 20 músicas de Raul Seixas, retorna ao país com a exclusão de temáticas não alinhadas com o governo em editais públicos de fomento para arte e cultura.

Confira abaixo as cinco músicas de Raul Seixas citadas nessa matéria:

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário