COE/Bradesco cobra transparência nos números de demissão
Durante reunião realizada no dia 25 de maio, entre a Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco (COE/Bradesco), a diretoria de Recursos Humanos e o departamento de Relações Sindicais do banco, o tema principal em debate foi o emprego. Os representantes dos trabalhadores cobraram transparência nos números referentes às demissões e ressaltaram que, além dos cortes de postos de trabalho, o número de contratação inexiste.
Segundo a diretora de Recursos Humanos, Glaucimar Peticov, não existe um processo de incentivo às demissões e tão pouco algum projeto de reestruturação no Bradesco. De acordo com a diretora, as demissões que estão ocorrendo acontecem de várias formas, entre elas, de troca qualitativa, espontânea ou aposentadoria. Além disso, alegou que estão ocorrendo contratações.
Para o coordenador da COE/Bradesco, Gheorge Vitti, esta alegação da diretora não corresponde à realidade em relação às contratações e demissões. “Somente no primeiro trimestre do ano, tivemos 1.466 desligamentos, o que corresponde a mais de 90% de todo o primeiro semestre do ano de 2015, onde foram demitidos 1.618 funcionários. No comparativo com o primeiro trimestre de 2015, que ocorreram 544 fechamentos de postos de trabalho, este aumento passa a ordem de 160%”, alegou Gheorge.
Entre os destaques da reunião, a COE/Bradesco cobrou do banco um levantamento referente as demissões e contratações no período de janeiro de 2015 até maio de 2016. “É de extrema importância que o banco apresente este levantamento na próxima negociação para cruzarmos com a realidade em cada região do país”, ressaltou Vitti.
Além das demissões, foi pontuado a falta de contratações que têm ocasionado sobrecarga de trabalho nas agências e departamento. Outros pontos que fazem parte da minuta específica vão ser debatidos na próxima mesa de negociação, que está agendada para o dia 09 de junho, em horário e local a confirmar.
Ponto eletrônico
Antes da reunião de negociação, no período da manhã, a área técnica, a diretoria de Recursos Humanos e a área de Relações Sindicais do Bradesco apresentaram o projeto piloto que vincula o Ponto Eletrônico à Plataforma/Estação de Trabalho. Em síntese, o projeto de vinculação não permitirá mais de um terminal aberto por funcionário.
Segundo os representantes do banco, o projeto é simples e funciona através da marcação ímpar. Se o trabalhador passa o seu cartão no ponto eletrônico, o sistema libera e vincula a ele uma Plataforma/Estação de Trabalho para exercer sua função. Caso o mesmo trabalhador passe novamente o cartão no ponto eletrônico, o sistema marcará o par, ou seja, duas marcações bloqueia qualquer acesso às plataformas de trabalho.
Outra questão sobre o ponto eletrônico é que ele atenderá as marcações nos PAB’s e PA’s, evitando assim que o trabalhador passe na agência de manhã. Segundo o cronograma do banco, projeto terá início até o final do ano e, até o término de 2017, estará funcionando em todas as agências do país. Também será criado um GT (Grupo de Trabalho) que acompanhará as mudanças anunciadas, bem como outros quesitos e outras preocupações dos trabalhadores referentes ao tema. Contraf