BancosBradesco

Cade autoriza compra do HSBC pelo Bradesco

O Conselho Nacional de Defesa Econômica (Cade) bateu o martelo e autorizou o Bradesco a adquirir as operações do HSBC no Brasil. A decisão foi publicada pelo órgão na quarta-feira 8, após quase oito meses de apreciação.

“Aguardaremos a concretização dessa operação para nos reunirmos com representantes das duas instituições. Nossa preocupação é com a manutenção dos empregos e direitos dos funcionários nos dois bancos, conforme deliberamos no Encontro Nacional dos Funcionários do HSBC”, afirma o dirigente sindical e funcionário do HSBC Luciano Ramos, reforçando que já há compromisso das direções dos dois bancos com o movimento sindical, em reunião realizada em agosto do ano passado, de não haver demissão em massa.

Na decisão favorável à operação, há ressalva feita pelo órgão de que o Bradesco não pode participar de fusões e aquisições de instituições financeiras e administradores de consórcios que atuem no Brasil pelo prazo de 30 meses. Essa determinação pode não ter efeito, pois o Banco Central, caso julgue pertinente – algo que coloque em risco o Sistema Financeiro Nacional –, pode vir a autorizar nova compra antes desse prazo.

O Cade também determina, entre outras medidas, que o Bradesco explique aos clientes do HSBC como funciona a portabilidade de serviços financeiros, caso queiram mudar de instituição financeira.

A operação entre Bradesco e HSBC Brasil foi anunciada em agosto de 2015, envolvendo R$ 17,6 bilhões. SEEB-São Paulo

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário