Segunda rodada de negociação será em 12 de julho
“O resultado desta primeira rodada evidencia a necessidade da classe se mobilizar para um ano de luta”, resumiu Gladir Basso, presidente da Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR) e do Sindicato de Cascavel e Região, ao referir-se à reunião de negociação de ontem (28), em São Paulo, entre a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN – da Contec e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).
Nessa primeira rodada, apesar do esforço da CEBNN/Contec, os bancos não aceitaram assinar o pré-acordo para garantir a data-base (1º de setembro) e a ultratividade, que garante os direitos dos bancários contidos na atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)| – que tem validade até 31 de agosto próximo – até a assinatura da nova CCT.
De acordo com Gladir Basso, na reunião a Fenaban concordou apenas em marcar a segunda rodada de negociação para dia 12 de julho, às 15 horas, em São Paulo, para dar continuidade às negociações desta campanha salarial.
“Diante deste cenário, é importante que a categoria fique unida e mobilizada para um ano de luta, pois a posição adotada nesta primeira rodada pela Fenaban mostra que teremos um ano difícil de negociação para assegurar os direitos e interesses dos bancários nesta campanha salarial”, reforça Gladir.
Este ano os bancários reivindicam reajuste com base no INPC dos últimos doze meses (setembro/2017 a agosto/2018) mais aumento real de 5%, e aumento real de 10% sobre verbas e benefícios, como vale-alimentação e cesta-alimentação, além de outras cláusulas sociais e econômicas. FEEB – Paraná