BanrisulCampanha Salarial

Sindicatos irão intensificar pressão contra diretoria do Banrisul

O Comando Nacional dos Banrisulenses esteve reunião nesta sexta-feira, dia 20, na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Com a participação de dirigentes sindicais de todos os cantos do Estado, o encontro serviu para discutir os próximos passos da Campanha Salarial 2018 e as ações em defesa do banco. Como principal encaminhamento, o Comando decidiu que os atos de protesto contra a diretoria do Banrisul devem ser intensificados nos próximos dias.

Até o momento, o Banrisul é o único banco público que não recebeu os representantes dos bancários para negociar. No começo do mês de julho, a diretoria da Fetrafi-RS enviou ofício à diretoria do banco, cobrando o início das negociações. Até o momento, o Banrisul não se posicionou. Diante do silêncio e da falta de diálogo do banco, o Comando recomenda que todos os 38 sindicatos do Rio Grande do Sul também encaminhem ofícios ao banco, como forma de sensibilizar a diretoria do Banrisul para a abertura das negociações.

Ficou decidido que haverá atos nos dias 25 de julho e 1° de agosto, quando irá ocorrer rodada de negociação com a Fenaban. A ideia é reunir o maior número de banrisulenses nas manifestações. Banco do Brasil, Caixa e os bancos privados estão se reunindo semanalmente para fazer a negociação coletiva. “A partir de agora, vamos fazer vários atos para que o Banco tome consciência e nos chame para negociar e dialogar com a categoria bancária. Só assim teremos uma solução boa para ambas as partes nesta campanha salarial”, afirma o diretor da Fetrafi-RS, Sérgio Hoff.

Banrisulenses participarão do Dia do Basta

Os membros do Comando Nacional dos Banrisulenses decidiram também que a haverá ação específica contra a diretoria do Banco no dia 10 de agosto, quando ocorrerá paralisação nacional nos locais de trabalho. Chamado pelas centrais sindicais de “Dia do Basta”, a intenção é dar um basta aos desmandos provocados pelo ilegítimo governo de Temer.

Candidatos ao governo do RS serão chamados para debate sobre o Banrisul

Nos próximos dias, a população gaúcha vai conhecer as chapas que irão concorrer ao governo do Estado. A partir do momento da homologação, a intenção do Comando é promover um debate com os candidatos sobre o sistema financeiro estadual e o papel do Banirsul. Também será feito um jornal de grande circulação em todo o Rio Grande do Sul para subsidiar a discussão com a sociedade sobre a importância de manter o Banrisul público.

Padrão nas fichas de sindicalização

Os representantes do Comando destacaram ainda a necessidade de uma padronização do formato de ficha de sindicalização em todo o Estado. A proposta será encaminhada para o colegiado executivo da Fetrafi-RS. A ideia surgiu após o debate sobre a conduta antissindical do Banrisul ao enviar correspondência constrangedora aos sindicalizados. Por e-mail, o banco pedia para que cada empregado confirmasse sua condição de associado do Sindicato. Todos os sindicatos filiados enviaram correspondência ao Banrisul, solicitando que o formulário remetido pela diretoria seja tornado sem efeito.

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário