Sindicato na rua em defesa das aposentadorias e da educação
#SomosTodosBancariosJoinville
Joinville – Estudantes, professores, trabalhadores de diversas categorias e movimentos sociais realizaram nesta terça-feira 13, em todo o país, atos contra a Reforma da Previdência e em defesa da Educação. Em Joinville, os manifestantes se reuniram em um ato na Praça da Bandeira, com concentração que iniciou às 9h.
Desde cedo, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Joinville e Região realizou atividades, conversando com trabalhadores sobre as medidas nefastas da proposta de reforma da Previdência que, após aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, segue para o Senado. E também protestando contra os cortes promovidos pelo governo federal na educação.
O presidente do Sindicato, Valdemar Luz, alertou os trabalhadores sobre os riscos da falta de união da categoria. “Uma batalha perdida não é uma guerra perdida. Precisamos que cada um de vocês convença o seu colega de trabalho e se aproxime de seu Sindicato. Nós temos de ler, e ler até doer. Existe tanta literatura para a gente se interar do que realmente está acontecendo neste país. Uma elite dominante que nos massacra”, disse (veja vídeo acima).
> Entenda a reforma da Previdência no InfoBancários
> Entenda a reforma da Previdência em nossas postagens especiais
Se a PEC for aprovada, vai acabar com a aposentadoria por tempo de contribuição. De fato, o projeto prevê que trabalhadores só se aposentem aos 65 anos de idade, no caso dos homens, e aos 62 anos, no caso das mulheres, mas isso apenas se os homens tiverem, aos 65 anos de idade, pelo menos 20 anos de contribuição; e as mulheres, aos 62 anos, acumularem no mínimo 15 anos de contribuição. Uma viúva, que tenha só a pensão deixada pelo marido para se sustentar, em se passando a reforma, ficará só com 60%, 70% da pensão.
Pelas regras atuais, viúvas e viúvos têm direito a uma pensão que corresponde a 100% do que recebia o marido ou a esposa. Com a reforma, a viúva ou viúvo receberá apenas 60%, e se tiverem filhos, terão um acréscimo de 10% para cada filho menor de 21 anos. Pessoas recebem só R$ 1 mil ou R$ 1.500 de salário terão um enorme problema pela frente, em especial as viúvas, recebendo 60% disso.
O Dia Nacional de Mobilizações, Paralisações e Greves Contra a Reforma e Contra os Cortes na Educação foi marcado por atos que reuniram milhares de pessoas, em 200 municípios de todas as regiões do país.
Pressione os senadores de Santa Catarina
Ainda dá de pressionar os três senadores pelo estado de Santa Catarina, que vão votar em primeira e segunda votação no Senado, de modo a barrar a reforma da Previdência.
Dário Berger
Endereço parlamentar: Senado Federal Anexo 1 16º Pavimento
Telefones: (61) 3303-5947 / 5951
E-mail: dario.berger@senador.leg.br
Esperidião Amin
Endereço parlamentar: Senado Federal Anexo 2 Ala Nilo Coelho Pavimento Térreo Sala 2
Telefones: (61) 3303-6446 / 6447 / 6454
E-mail: sen.esperidiaoamin@senado.leg.br
Jorginho Mello
Endereço parlamentar: Senado Federal Anexo 2 Ala Tancredo Neves Gabinete 50
Telefones: (61) 3303-2200
E-mail: sen.jorginhomello@senado.leg.br
Redação Bancários Joinville