Bancários do Safra aprovam acordo que assegura direitos na pandemia
Joinville – Os bancários do Banco Safra S/A aprovaram, em assembleia virtual (com votação online das as 8h às 18h do dia 16 de julho de 2020), um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que assegura direitos durante a pandemia de coronavírus. O acordo atende reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Bancário de Joinville e demais entidades representativas dos trabalhadores em mesas de negociação com o banco, e contém cláusulas que protegem os bancários do Safra das medidas provisórias editadas pelo governo durante a pandemia, como a MP 927 e a MP 936.
> Safra: Sindicato orienta aprovação de Acordo
O ACT garante a manutenção do salário líquido dos bancários que tiveram contratos suspensos ou redução de jornada; prevê ainda a adesão do banco ao compromisso de não demitir durante a pandemia; e também o compromisso do banco em aplicar a suspensão de contrato preferencialmente aos bancários incluídos no grupo de risco para a Covid-19, garantindo a esses trabalhadores um maior tempo em isolamento social sem prejuízo ao salário líquido.
Para os gerentes comerciais, o acordo prevê ainda a readequação para gratificação de função, que os iguala aos outros profissionais do mercado que exercem a mesma função, garantindo a oportunidade de aumentar a remuneração. Cada bancário que se enquadrar nesta mudança receberá comunicado detalhando as vantagens que passarão a usufruir com a formalização do acordo.
> Não fique só, se associe ao Sindicato dos Bancários
“Mais uma conquista do Sindicato para os bancários, desta vez, diretamente aos colegas do Banco Safra, que estão à mercê das MPs 927 e 936 que jogam nos trabalhadores o peso da crise econômica”, diz Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville.