Venda casada é ilegal! Não aceite pressão e denuncie!
Joinville – A venda casada é uma prática expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, o Sindicato dos Bancários de São Paulo identificou casos em que bancários do Itaú foram demitidos por justa causa pela prática irregular, mas os trabalhadores denunciam que apenas cumpriam ordens de gestores. A entidade cobra mudança de postura por parte do banco na cobrança por metas e também que as chefias sejam orientadas formalmente, de forma clara e objetiva, sobre operações irregulares.
“A cobrança abusiva por metas induz a erros como, por exemplo, a prática de venda casada. Estes erros, por sua vez, podem levar o trabalhador a ser demitido por justa causa. Uma forma de gestão que prejudica tanto clientes como bancários”, enfatiza o dirigente do Sindicato paulista e bancário do Itaú Sérgio Francisco.
“É direito do bancário exercer suas funções com tranquilidade e segurança. Portanto, cobramos uma mudança de postura por parte do Itaú em relação à cobrança abusiva por metas e que as chefias sejam orientadas quanto às práticas irregulares”, acrescenta.
Em Joinville e região
Em nossa base sindical, caso o trabalhador sofra qualquer tipo de pressão para efetuar operações irregulares com a finalidade de bater metas, ele deve denunciar imediatamente ao Sindicato através da Central de Atendimento (47 99723-2128) ou pelo canal de denúncias de assédio moral, [ clicando aqui ] ou diretamente a um dirigente sindical.