Banrisulenses de Joinville aprovam ACT sobre PDV
Joinville – Os bancários do Banrisul aprovaram o Acordo Coletivo sobre as bases do Plano de Desligamento Voluntário (PDV), resultado de diversas reuniões entre o movimento sindical e o banco gaúcho. A votação foi realizada em assembleia virtual nesta terça-feira 14.
Outras assembleias estão sendo realizadas nas bases em que existam agências do Banrisul.
Veja, abaixo, as bases da proposta:
Quem é elegível?
- 1500 vagas;
- Para aposentados e em condições de aposentadoria, preferencialmente;
- Prioridade tempo de banco;
- Sobrando vagas os empregados em pré-aposentadoria, conforme C.C.T., poderão se inscrever.
Quais são os Incentivos Financeiros?
- 0,80 salários por ano trabalhado – não comissionados
- 0,60 salários por ano trabalhado – comissionados
- 0,35 salários por ano trabalhado, limitado a 35 anos – Funções Gerenciais e Executivas
- Valor de 12 vezes de Cesta Alimentação – Banricard
- Ajuda despesas médicas no valor de R$ 2.500
OBS: Além dos Incentivos Financeiros acima será pago também o Prêmio Aposentadoria.
Inscrições
As inscrições serão de 1 a 15 de outubro de 2020. Os desligamentos ocorrerão entre 16 de outubro de 2020 a 15 de dezembro de 2020.
Diretoria de T.I.
Pela complexidade na reposição destes profissionais, os desligamentos serão escalonados entre 16 de outubro a 31 de dezembro 2022.
Desistências
Após o término de inscrição não poderá ocorrer desistências.
Rescisão Contratual
Os empregados também receberão as verbas da Rescisão Contratual:
- 13º Proporcional;
- Férias Vencidas;
- Férias Proporcionais;
- FAN;
- ABA Indenizado;
- Quitação Total do Contrato de Trabalho.
Segundo a instituição, o número de desligamentos dentro do programa será de até 1,5 mil empregados, com preferência para os aposentados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), ou que sejam aptos para isso. Além disso, terão prioridade os profissionais que tiverem o maior tempo de serviço e, sobrando vagas, os empregados em pré-aposentadoria poderão se inscrever.
O acordo prevê que as inscrições ocorram de 1 a 15 de outubro. Os desligamentos ocorrerão entre 16 de outubro a 15 de dezembro.
O acordo será apresentado nesta quarta-feira (16) em assembleia da categoria. Se for aprovado, as etapas seguintes do PDV serão implementadas pelo Banrisul. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul (Sindbancários), o acordo é o mais consistente já apresentado pelo banco. No entanto, não há previsão de quantos trabalhadores irão aderir.
— Os valores são bem maiores do que já haviam nos apresentado anteriormente. Analisando de forma coletiva, o sindicato buscou as opções possíveis para quem deseja sair. Agora, individualmente, é muito difícil saber quantas pessoas vão aceitar, ainda pelo momento que vivemos de pandemia e incertezas — afirmou o presidente em exercício do Sindbancários, Luciano Fetzner.
O Plano de Desligamento Voluntário é preparado para momentos em que instituições ou empresas precisam reduzir o número de funcionários e costuma contar com algum tipo de incentivo ou vantagem para quem aceita sair.