Reestruturação BB: Bancários Joinville se reúne com cerca de 100 sindicalistas
Joinville – Nesta quarta-feira 20, foi realizada reunião virtual promovida pela Confederação dos Bancários (CONTEC) com a presença de cerca de 100 sindicalistas. O Bancários Joinville participou da reunião. Na ocasião, os representantes dos bancários debateram e puderam tirar as principais dúvidas sobre o tema, além de criar um plano de ação para a defesa dos direitos dos bancários do BB.
“Os funcionários do Banco do Brasil estão novamente apreensivos com o anúncio de um novo Plano de Demissão Voluntária (PDV) e um Plano de Adequação de Quadros (PAQ), além de vários outros problemas trazidos pela reestrturação”, disse o presidente do Bancários Joinville, Valdemar Luz. “Por isso, junto das demais entidades sindicais, vamos começar a luta em favor dos colegas do Banco do Brasil”, concluiu.
Resumo do evento
O presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, abriu a plenária fazendo um breve relato sobre as mudanças na estrutura do BB e também sobre a pandemia que preocupa a todos, sobretudo aos bancários que estão na linha de frente no atendimento das pessoas, e, respondendo a alguns questionamentos, relatou que a Contec participou de reunião com a Fenaban sobre essa questão e que também enviou ofício ao Ministro da Saúde requerendo que os bancários sejam lembrados como profissionais que correm sérios riscos em razão do contato com a população e, assim, sejam contemplados no rol de pessoas com prioridade para receber a vacina contra a covid-19.
Sobre a questão da reestruturação no BB, Gilberto Antonio Vieira comunicou que a Contec realizou reuniões com o banco nos dias 11 e 14 de janeiro, quando requereu a suspensão da reforma estrutural, sem êxito, infelizmente, e solicitou às entidades sindicais para que façam pressão junto a parlamentares e prefeitos de suas bases pedindo para que estes atuem no sentido de impedir que o BB tome tais medidas, principalmente o fechamento de agências.
Quanto a ações judiciais para defender o direito dos bancários que vierem a ser prejudicados pelas medidas do banco, Gilberto informou que o advogado da Contec irá disponibilizar minuta de petição para que os sindicatos ajuízem as ações contra o Banco. A ação sugerida pela Contec seria uma ação civil pública para preservar o pagamento da gratificação de caixa aos funcionários que tiverem atingido 10 anos na função.
Diante disso, representantes das entidades sindicais presentes, solicitaram para a Contec que entre com a ação judicial a nível nacional representando todos os bancários do BB, ponderando que a Contec não deve abrir mão desse importante papel, como entidade maior que representa a todos na assinatura dos acordos coletivos e considerando a necessidade de urgência na medida judicial que impeça o Banco de prejudicar tantos empregados.
Em razão de algumas questões relacionadas a quais pedidos devem ser feitos na justiça, a Contec, atendendo a sugestão dos dirigentes, resolveu agendar, o mais rápido possível, nova reunião entre os dirigentes e o advogado da Contec para que seja definida a abrangência da ação e dos pedidos.
Com relação a ações dos sindicatos, ficou definido o dia 22 de janeiro para manifestações/protestos nas agências do Banco e para o dia 29 de janeiro ficou para ser ainda confirmado pela Contec a realização de uma paralisação.