BancosSantanderSindicato

Ação Bancários Joinville x Santander: “Não haverá nova abertura aos sábados”

O movimento sindical conquistou liminares em diversas regiões do Brasil para impedir o trabalho aos sábados no banco Santander. Em alguns locais, o banco conseguiu cassar a liminar, mas, na maior parte deles, elas foram mantidas, com decisões favoráveis aos trabalhadores.

Em Joinville, o juízo decidiu que “não detém (…) competência para obstar abertura de agências bancárias” e que “o requerente aguardou até a véspera do ato para ajuizar a presente ação (…) dificultando a prévia manifestação da parte contrária”, ou seja, mesmo com a Justiça impedindo o banco espanhol de abrir aos sábados em várias bases sindicais pelo país, como em Campo Grande/MS, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, SEEB-PA, Mogi das Cruzes/SP, Rio Claro/SP e SEEB-PB. Aqui, infelizmente fomos derrotados.

Derrotados? Talvez não. Em manifestação do banco à ACC n° 0000053-67.2022.5.12.0028, promovida pelo Bancários Joinville contra o Santander, fica acertado: “Nesse particular, em atenção ao r. despacho exarado o pelo MM. Juízo, reforça o Banco requerido que a campanha ocorreu e foi finalizada no sábado, dia 22.01.22, inexistindo nova campanha ou abertura de agências nos sábados subsequentes.”

Existem rumores de que o Santander pretendia estender este projeto por várias semanas, alguns apontando até o final de março de 2022. Mas aí estão as palavras do próprio Santander, declarando que não voltará a abrir aos sábados, pelo menos não em Joinville. Está bem claro na manifestação do banco ao juízo de Joinville. “Continuaremos atentos às iniciativas do Santander. Atuaremos firmemente na denúncia e combate aos ataques contra os direitos dos bancários e financiários”, diz o presidente do Bancários Joinville, Valdemar Luz.

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.