2° Mesa com o BB: Funcionários cobram mais contratações e fim das terceirizações
Em mais uma mesa de negociação, o movimento sindical cobrou da direção do banco mais contratações e o fim das terceirizações. A segunda rodada de negociação com o banco, dentro da Campanha dos Bancários 2022 ocorreu nesta quarta-feira 27 e foi sobre o tema “Emprego e Terceirização”.
Os sindicalistas insistiram na necessidade de que houvesse a contratação de mais 10 mil novos funcionários, advindos de concursos anteriores e de novo concurso a ser realizado a pedido dos sindicatos. Também foi reivindicado o fim das terceirizações no banco público, notadamente a não presença de correspondentes bancários dentro das agências, o que fere a Resolução 4.935 do Banco Central (Bacen), além de estimular a precarização de emprego, renda e condições de trabalho.
Os negociadores do banco se comprometeram a internalizar essa discussão para apreciação do corpo diretivo e governança da empresa, com a possibilidade de solicitar ao SEST (Secretaria de Desestatização do Governo Federal) o aumento da dotação no conglomerado BB, que hoje está limitada 94.955 vagas para a instituição financeira e todas as suas coligadas e subsidiárias. Essa quantidade, como deixaram claro os representantes dos funcionários, é insuficiente.
Os representantes do banco também ratificaram a proibição de se ter correspondentes bancários trabalhando dentro das agências do BB, e que a norma Bacen que trata do assunto deve ser respeitada. Casos em que ocorram essa situação devem ser levados às áreas de Gestão de Pessoal e Superintendências de Varejo, para sua devida regularização e inibição total, uma vez que tal situação, além de imprópria, pode causar prejuízos para a empresa.
Próxima rodada:
Segurança
Nesta sexta-feira 29, já está agendada uma nova rodada de negociação com o BB sobre o tema “Segurança Bancária”.