Em 5º Congresso Nacional, UGT debate Democracia, Paz e Emprego
Entre os dias 8 e 9 de maio em São Paulo/SP, o Bancários Joinville participou do 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores, organizado pela Central Sindical homônima. O tema deste ano foi Democracia, Paz e Emprego. Foram debatidos o meio ambiente, o surgimento de novas tecnologias para o mercado de trabalho, a valorização da classe trabalhadora e o cenário nacional e internacional dos sindicatos.
Os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, prestigiaram o Congresso. Na plateia, mais de mil sindicalistas de todos os estados do país. O presidente da UGT, Ricardo Patah, abriu o evento citando a preocupação do cenário trabalhista, mas se mostrou otimista com o futuro da classe trabalhadora brasileira, com a presença e liderança das mulheres.
A vice-presidente da UGT, Eleuza de Cássia Bufelli Macari, aproveitou para fazer o lançamento da Campanha Mulheres para Avançar, que pretende fortalecer o regimento interno da entidade, que garante 30% de representatividade feminina.
O último dia do Congresso foi marcado pela eleição da nova diretoria para o mandato de 2023/2027. O presidente da UGT, Ricardo Patah, segue na presidência, à frente da executiva nacional da Central. Para a missão de conduzir a UGT pelos próximos anos, foi eleita uma diretoria mais plural. Esta é a maior representação de mulheres nos altos cargos de comando, sendo duas em vice-presidências e grande parte da composição de secretarias.