BancosBradesco

Compra do HSBC, Contec pede ao MPT que investigue demissões em massa no Bradesco

A Contec (Confederação Nacional dos Bancários), em nome das federações e dos sindicatos a ela filiados, ingressou no Ministério Público do Trabalho (MPT) com denúncia sobre a iminência de demissões em massa em todo Brasil no Banco Bradesco, em consequência da incorporação do Banco HSBC.
No expediente encaminhado ao MPT, a Contec cita decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que firmou precedente jurisprudencial sobre a imprescindibilidade de negociação coletiva para a dispensa em massa de trabalhadores, ao julgar o caso envolvendo a Embraer e o sindicato dos empregados da estatal (Sindiaeroespacial).

Na denúncia, a Contec solicita ao MPT, por sua Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, que seja instaurado procedimento investigatório sobre a iminência de demissões, inclusive em massa, de trabalhadores a ser realizada pelo Banco Bradesco S/A em todo País, sem prévia negociação coletiva, em decorrência da aquisição do Banco HSBC.

ENXUGAMENTO
De acordo com Gladir Basso, presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato de Cascavel e Região, os dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos), no primeiro semestre de 2015 o Bradesco tinha 93.912 funcionários, e no primeiro semestre de 2016 esse número caiu para 89.424, representando demissão de 4.478 empregados (redução de 4,8%).

Além disso, nos últimos doze meses o Bradesco fechou 145 agências, apesar de obtido lucro de R$ 8,274 bilhões no primeiro semestre de 2016. Seeb Cascavel

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário