Campanha Salarial

A culpa da greve é dos bancos – cliente, ajude e pressione a fazerem proposta

Bancários querem atender clientes, e clientes precisam de atendimento bancário!

Greve só continua porque bancos, que lucraram quase R$ 30 bilhões em apenas seis meses, querem pagar aumento mais baixo que a inflação para seus funcionários.

Se tem uma coisa que a greve nacional dos bancários provou é que os clientes precisam dos trabalhadores tanto quanto os trabalhadores precisam dos seus empregos. E nada de digital! Os clientes querem atendimento humanizado nas agências. A paralisação que hoje completa quatorze dias está incomodando muita gente e a culpa é dos bancos. Ou alguém acredita que Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Federal – que juntos lucraram R$ 29,7 bi somente nos seis primeiros meses deste ano – não tenham condição de pagar aumento salarial acima da inflação?

Mas, para aumentar ainda mais esse lucro, os bancos, após sete rodadas de negociação (iniciadas ainda em meados de agosto), insistem em tentar impor perdas aos bancários. Querem pagar reajuste rebaixado e se recusam a negociar proteção aos empregos. Somente entre janeiro e julho de 2016, quase 8 mil empregos bancários foram extintos. O resultado: sobrecarga de trabalho nas agências e departamentos; mais filas, queda na qualidade de atendimento.

“Diariamente recebemos manifestações da população à respeito da greve. Sabemos que a greve muda toda a rotina da sociedade e estamos fazemos de tudo para que este momento não seja tão difícil”, assevera o presidente do Sindicato, Valdemar Luz. “Para os bancos não há crise. Durante todo o ano a população sofre com filas nas agências, tarifas cada vez mais altas, juros exorbitantes. Não podemos aceitar que a Fenaban tente se aproveitar da crise econômica para fazer os bancários perderem. Se os clientes ficarem do nosso lado, somaremos forças para pressionar os bancos a acabar com esta enrolação e apresentar contraproposta decente que os bancários possam aceitar e voltar ao trabalho.”

A greve dos bancários não é contra os clientes.

Há várias agências que não estão fechadas pela greve e os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente.

Caso não consiga atendimento, pode reclamar nos órgãos de defesa do consumidor e no Banco Central.

Também pode entrar em contato com a Fenaban ou no SAC dos bancos, cobrando que apresentam proposta decente aos bancários para acabar com a greve.

Federação dos bancos:
11 3244-9800
11 3186-9800
www.febraban.org.br/FaleConosco.asp

Proteste:
0800-201-3900
www.proteste.org.br

Procon:
151 (município de Joinville)
www.joinville.sc.gov.br

Banco Central:
145 (custo de ligação local)
www.bcb.gov.br

SAC Santander: 0800 762 7777
SAC Banco do Brasil: 0800 729 0722
SAC Caixa: 0800 726 0101
SAC Itaú: 0800 728 0728
SAC Bradesco: 0800 704 8383

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