Aclamação dos bancários rejeita proposta da Fenaban, em assembleia virtual
Em assembleia virtual, 100% dos 113 bancários que participaram da deliberação rejeitaram o índice de reajuste salarial apresentado nesta sexta-feira 26 pela Fenaban (federação dos bancos) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, no âmbito da Campanha Salarial dos Bancários 2022.
A assembleia foi realizada durante o dia nesta terça-feira 30 (das 9 às 19h) com bancários da base territorial do Sindicato dos Bancários de Joinville e região.
A última proposta feita pela Fenaban, na 18º mesa de negociação, foi reposição de 75,8% da inflação, que gera perda salarial de 2% nos salários. Os bancos também ofereceram ajuste de 100% da inflação (no momento projetada pelo Banco Central em 8,83% para o final de agosto) para os vales alimentação e refeição. Entretanto, a categoria pede a inflação dos alimentos, projetada para 15,37%.
“Uma total decepção com nossos patrões. Com todo o lucro que os bancos auferiram, nos propõem um reajuste abaixo da inflação”, disse o presidente do Sindicato, Valdemar Luz.
Assembleias
Os representantes do movimento sindical permanecem reunidos em São Paulo, na expectiva que a Fenaban, enfim, apresente uma proposta decente. Se ocorrer, a categoria deve realizar, nessa quarta-feira 31, uma nova assembleia extraordinária para deliberação final. A expectativa é de que as negociações, à exemplo de segunda/terça, avancem na madrugada de terça para quarta.
Mobilização nas redes
Nas redes sociais, a pressão contra os banqueiros deve ser exercida através do uso da hashtag #PropostaDecenteouGreve e a marcação dos perfis dos bancos (@itau, @Bradesco, @Santander_br, @BancodoBrasil, Caixa e @Febraban) nas postagens.
A categoria bancária deve continuar acompanhando as negociações e ficar atenta para novas convocações de assembleias virtuais, por meio dos canais digitais oficiais de divulgação do Sindicato.