Assembleia do BB nesta segunda 8 delibera sobre estado de greve
Joinville – O fechamento de cerca de 300 agências em todo o país, demissão de cerca de 5 mil bancários (por meio de PDV), extinção da gratificação de caixa e descomissionamentos. Essas são as medidas previstas na reestruturação do Banco do Brasil, anunciada pela direção da instituição pública em janeiro.
Em luta contra mais esse ataque do governo contra o banco público, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Joinville e Região convoca os funcionários, sindicalizados ou não, a participarem de assembleia virtual nesta segunda-feira 8, das 8h às 18h, que deliberará sobre estado de greve, e uma paralisação no dia 10 de fevereiro.
Veja o edital de convocação (clique).
Como votar?
Se você já for cadastrado no sistema alternativo de votação online do Sindicato, basta ir direto no link https://assembleia.kiper.com.br/p9mjknxomsc e votar a partir das 8h de segunda-feira dia 8.
Se você não for cadastrado, siga os passos descritos no InfoBancários edição n° 21 e faça o seu cadastro. O link é https://www.bancariosjoinville.com.br/info21.pdf.
Sindicato recomenda GREVE
A recomendação do Sindicato é votar pela greve, já que todas as negociações fracassaram.
“O Bancários Joinville realizou protestos e pretende paralisar no dia 10 para pressionar o banco a reabrir canal de negociação sobre a reestruturação. Realizamos, junto com outros sindicatos no país, atos nacionais, tuitaços e visitamos as agências em Joinville. Nossa luta contra mais esse ataque ao banco público vai continuar e para isso, precisamos da união de todos. Participe da assembleia”, convoca Valdemar Luz, presidente do Sindicato.
Dia parado
Para que a greve seja legítima, o Sindicato tomou todas as precauções estatutárias e judiciais, como publicação do edital e comunicado de greve. Mas sobre a falta do dia parado e do sábado (DSR) será realizada em futura mesa de negociação com o banco, que pode ou não ser positiva. É preciso que se diga isso, pois há o risco da perda de 2 dias ou até a compensação dos mesmos, mas é um preço menor a pagar por esta tentativa. O objetivo é barrar essa reestruturação que irá, num segundo momento, atingir a todos os funcionários.
Participação de todos é essencial
Mas alerta Luz: “Para que a greve de 1 (um) dia possa ser realizada, além de ter a aprovação na assembleia de segunda, precisamos de pessoas para formar as comissões de esclarecimento e se posicionarem nas agências. Quem votar SIM na assembleia, precisa ter o compromisso de comparecer na sede do Sindicato, com máscara e demais cuidados, às 7h30 da manhã de quarta dia 10, para formarmos as equipes. Do contrário, não será possível a paralisação”.
Funcionários do grupo de risco
“Aos colegas do grupo de risco, pedimos votarem SIM na assembleia e ficarem em suas casas, mas não baterem o ponto. É um momento ímpar na história do BB e sua participação é vital para o nosso movimento”, conclui.
Fique por dentro de tudo sobre a reestruturação BB clicando aqui.