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Bancários cobram plano de carreira mais transparente

Representantes da COE (Comissão de Organização dos Empregados) participaram de uma reunião com a direção do Bradesco na última sexta-feira (15), na sede do banco, em São Paulo. O Grupo de Trabalho sobre o ponto eletrônico acompanhou a apresentação de representantes da empresa sobre o programa “Trilha”, que se encontra disponível na Intranet do banco, que faz parte da política de carreira no Bradesco, lingando várias áreas, com o intuito de estimular a autogestão e o autodesenvolvimento do empregado.

Programa de ascensão

O programa inclui cursos presenciais e a distância disponíveis e critérios para os empregados concorrerem a vagas e oportunidades nas áreas comercial, administrativa/operacional, técnica e corporativa. Todos os empregados podem se inscrever na área de afinidade, fazer os cursos, direcionar a área e cargo que quer concorrer, além de informar os cursos e certificados que possuem. Para se concorrer à vaga, não é necessário a permissão do gestor. O banco também faz triagens e pode convidar o empregado para a seleção de vagas, quando achar que o bancário tem o perfil para ocupar o cargo.

Uma preocupação dos sindicalistas é em relação aos critérios de desempate, que, segundo o banco, são definidos através de uma entrevista. Os trabalhadores querem critérios mais transparentes, o que só será possível através da criação de um PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) com regras claras, para o trabalhador saber os caminhos necessários na empresa para a ascensão profissional até a aposentadoria.

Outra preocupação do movimento sindical é a de que empregados que não sejam efetivados nas vagas passem a sofrer perseguição quando retornarem à sua agência. O banco respondeu que, caso isto aconteça, os canais internos da empresa poderão ser utilizados para denunciar estas práticas. As denúncias devem ser feitas também aos sindicatos.
Ponto Eletrônico

Em reuniões anteriores, foi cobrado pela COE que o ponto eletrônico tivesse apenas um login por funcionário na estação/terminal de trabalho. O projeto deverá chegar a todas as unidades até 2017. As agências que eram do HSBC, bem como a marcação de ponto dos trabalhadores, já começam a receber os relógios de marcação de ponto padronizados pelo Bradesco.

O projeto ainda prevê alcançar os postos de atendimento (PABs e PAs). Para os sindicalistas, a proposta é um avanço, pois dará mais tranquilidade ao bancário no dia a dia na agência, não permitindo que o funcionário seja prejudicado com eventuais distorções de jornada e nem seja obrigado a trabalhar depois do ponto ser batido.

A próxima reunião com o Bradesco acontecerá no dia 26 de julho, na sede do banco. SEEB-Rio de Janeiro

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