Bancários de Joinville e Região aprovam renovação da CCT e ACTs
Em noite de casa cheia, os bancários e bancárias da base do Sindicato de Joinville e Região aprovaram a proposta da Fenaban para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e também as específicas do Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para a renovação de seus respectivos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs), no âmbito da Campanha Salarial dos Bancários 2024.
ACT BB, Cláusula 23
No Banco do Brasil, a cláusula 23 sobre demissão motivada foi rejeitada em votação separada.
A votação geral se deu através de assembleia geral extraordinária nesta sexta-feira 6, na sede do Sindicato. Com a aprovação, o reajuste dos bancários em 2024 será de 4,64%.
Proposta aprovada
A proposta aprovada prevê acordo de dois anos. Para 2024, reajuste de 4,64% para salários, VA e VR, PLR e todas as demais verbas, o que representa 0,7% de aumento real, considerando uma projeção de inflação de 3,91%. O aumento real poderá ser maior, caso a inflação seja menor em agosto (o INPC oficial sai somente em 10 de setembro). Lembrando: o reajuste bancários 2024 é retroativo à data base da categoria: 1º de setembro.
Para 2025, o aumento real está garantido. O reajuste bancário será composto da reposição da inflação (INPC), mais ganho real de 0,6% sobre salários e todas as demais verbas. Além disso, o acordo aprovado pela categoria prevê a antecipação da PLR para setembro, a antecipação do pagamento da 13ª cesta alimentação para outubro e avanços em dez novas cláusulas sociais.
Datas
O Banco do Brasil paga a PLR dos funcionários três dias após a assinatura do ACT. E a PLR da CCT (Fenaban) será paga em setembro, como acordado durante as negociações da Campanha dos Bancários 2024. Tão logo tenhamos mais detalhes, repassaremos.