Bancários Joinville participa de videoconferência com a FENABAN
Joinville – O Bancários Joinville, junto de vários outros sindicatos catarinenses participou, no dia 29 de maio, de uma videoconferência com o Diretor de Políticas de Relações Trabalhistas e Sindicais da FEBRABAN, Dr. Adauto Duarte.
A reunião foi dirigida pelo Presidente da FEEB-SC, Sr. Armando Machado Filho que juntamente com todos os presidentes dos sindicatos de bancários, solicitaram esclarecimentos e soluções para seguintes questões:
- Agências bancárias catarinenses que estão sem água, devido à seca que atinge o nosso Estado, e que gera grande preocupação com a saúde dos bancários e da população, já que fica impossibilitada a higienização das agências.
- Cobrança no atraso da vacina H1N1 aos bancários. Foi colocado pelo representante da FEBRABAN a dificuldade mediante lei estadual que proibi a vacinação dentro das agências.
- A FEEB-SC colocou-se à disposição para indicar clínicas autorizadas pela vigilância sanitária em todas as nossas bases, para que sejam efetuadas as vacinas em todos os bancários.
- Abertura para novos Planos de Demissão Incentivada. A FEBRABAN não tem indicativos para novos PDI/PDV.
- Demissão de bancários em meio à pandemia. O presidente lembrou que os três maiores bancos privados (Bradesco, Santander e Itaú) haviam se comprometido a não demitir durante a pandemia, porém já temos conhecimento de alguns casos contrários.
- Campanha Salarial 2020 é um tema de grande preocupação mediante o cenário que o Brasil está passando, tanto na área da saúde, quanto na economia e política. A FEBRABAN colocou que continua com a nossa data base para setembro e que os assuntos pertinentes serão discutidos posteriormente.
O representante da FEBRABAN admitiu a importância do movimento sindical bancário com relação ao engajamento em frente à pandemia. Comprometeu-se a levar todas as solicitações e reclamações do movimento sindical para que sejam avaliadas e resolvidas.
O Sr. Armando Machado Filho encerrou a reunião dizendo: “Nossas conquistas não são poucas:
Jornada de trabalho de seis horas, não trabalho aos sábados, auxílio-creche, licença maternidade de seis meses, licença paternidade de vinte dias, Participação nos Lucros e Resultados e tíquete refeição são apenas algumas das conquistas acumuladas pelos trabalhadores ao lado dos sindicatos. E vamos continuar lutando para defender os nossos direitos!” FEEB-SC