Bancários Joinville participa do evento CONTEC MULHER 2025
Entre os dias 27 e 28 de março de 2025, em São Paulo, ocorreu o Seminário Nacional do Movimento Mulher CONTEC, com o tema “Em defesa da equidade de gênero e do fortalecimento da representação sindical feminina”. O evento contou com palestras de especialistas em temas como equidade de gênero, assédio e saúde mental no trabalho, qualificação e capacitação para lideranças femininas e direitos conquistados em Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.
O Sindicato dos Bancários de Joinville esteve presente no evento. Um dos principais pontos discutidos foi o combate ao assédio moral e sexual dentro das agências bancárias. As dirigentes presentes reafirmaram seu papel como multiplicadoras desse compromisso, acompanhando de perto a realidade das bancárias e garantindo apoio às vítimas. O objetivo é não apenas acolher e auxiliar as companheiras que enfrentam essas situações, mas também atuar de forma preventiva para evitar que tais ocorrências aconteçam no ambiente de trabalho.
O seminário foi um espaço transformador, dedicado ao debate de ideias, à troca de experiências, ao compartilhamento de conhecimento e ao fortalecimento mútuo. Além disso, proporcionou um momento crucial de conscientização sobre a importância da equidade de gênero e dos desafios enfrentados pelas mulheres. Esse encontro reafirma o poder da união e da reflexão como ferramentas essenciais para impulsionar mudanças significativas em nossa sociedade.
A luta por igualdade não é apenas uma questão de justiça, mas também de transformação social. Foi lançada durante o evento, uma cartilha online que servirá como um guia prático, reunindo as principais leis que asseguram os direitos das mulheres. Esse material, acessível e informativo, visa empoderar ainda mais as mulheres, proporcionando conhecimento para que cada uma possa reivindicar seus direitos com confiança e segurança .
A divisão sexual do trabalho e a violência de gênero na categoria bancária refletem desigualdades estruturais que precisam ser enfrentadas com coragem e união, para que possamos construir um ambiente mais justo e igualitário para todas as mulheres. A luta pela igualdade de gênero nos bancos está avançando, mas ainda há desafios a serem superados. O seminário foi um marco na busca por mais respeito, reconhecimento e igualdade para as mulheres bancárias.
É fundamental que apoiemos as mulheres em sua ascensão profissional, investindo em capacitação e criando um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. O combate à violência e aos assédios deve ser uma prioridade, pois só assim podemos nos definir como entidade justa. O seminário foi concluído de forma marcante, com a construção e aprovação unânime de uma carta contendo o termo de compromisso assinado por todas as entidades presentes, para que as pautas que representem as mulheres sejam apresentadas aos bancos.