BancosCampanha SalarialSindicato

Bancos recuam em rebaixar PLR, mas mantêm reajuste zero

Joinville – Na mesa de negociação desta quarta-feira 26, os bancos voltaram atrás e mantiveram a regra atual da PLR. Mas continuam oferecendo reajuste zero para a categoria este ano, com abono de R$ 1.656,22. Para 2021, propõem apenas a reposição da inflação (INPC) de forma parcelada: 70% em 1º de setembro e os 30% restantes em março de 2022. Uma nova negociação ocorrerá nesta quinta-feira 27, às 14h.

> Não fique só, fique sócio do Sindicato! Siga a grande maioria de nossos bancários
Acompanhe todas as atualizações da Campanha Nacional dos Bancários 2020 em Tempo Real

“As propostas continuam baixas frente ao lucro dos bancos. Ainda com a pandemia os bancos auferiram enormes ganhos, por isso não há qualquer justificativa para não repor nem mesmo a inflação este ano. Os bancários estão revoltados, conforme manifestações na plenária organizativa virtual promovida pelo Sindicato e em nossas redes sociais. Pelo Brasil inteiro segue a mesma surpresa, a categoria está atônita com as propostas absurdas da FENABAN”, informa o presidente do Sindicato dos Bancários de Joinville, Valdemar Luz.

> Sindicato convoca para nova assembleia virtual, no dia 31, a partir das 8h00
> Comunicado n° 08/2020: AVISO DE GREVE

No dia 31, os sindicatos fiiados à CONTEC farão assembleias virtuais, nais quais os bancários deverão deliberar sobre as propostas da Fenaban. A do Sindicato dos Bancários de Joinville será a partir das 8h, por meio de link que será informado com antecedência.

“Nossa mobilização nas redes tem pressionado os bancos e arrancado resultados. Nosso tuitaço desta quarta entrou nos assuntos mais comentados pelo Brasil. Por que os bancos recuaram na PLR? Não tenham dúvidas, é reultado da mobilização virtual dos bancários. Nos ajude a pressionar a FENABAN a melhorar as propostas”, convoca Luz (veja links das redes sociais no final da matéria).

> Campanha Salarial dos Bancários: ‘como posso somar?’ Chegou a hora!
> Plenária une bancários e declara estado de greve em Joinville e região

Perdas

O reajuste zero significa uma perda real de -2,66% nos salários dos bancários. E o abono de R$ 1.656,22 corresponde à metade do que seria necessário para recompor, pela inflação de 2,74%, a remuneração anual do salário médio da categoria. Com este abono proposto, 74% da categoria teria perdas anuais em comparação ao reajuste pela inflação.

“Sobre o abono, é uma máxima sindical não trocar aumento real por abono. Ele não é incorporado ao salário, não gera reflexos em férias, aposetadoria, etc. E para o próximo ano, os bancos querem aplicar apenas a inflação parcelada em duas vezes, ou seja, mais 6 meses de perdas salariais”, assevera Valdemar.

Outro ponto a ser levado em consideração é que a proposta econômica de reajuste zero para salários significa também reajuste zero para demais verbas como Vale Alimentação e Vale Refeição. E a inflação de alimentos dos últimos 12 meses foi de 8,3%. Significa também reajuste zero nos valores fixos e tetos da PLR.

“Qual a compensação do esforço dos bancários que arriscaram e continuam arriscando suas vidas e a de seus familiares na pandemia de coronavírus? Queremos ser valorizados com aumento real e melhores condições de trabalho”, conclui Valdemar.

Próxima reunião será hoje, 27 a partir das 14h.

Assembleia Extraordinária nesta segunda-feira, dia 31.

O Sindicato chamará uma assembleia para a próxima segunda-feira 31, no intuito de debater com os bancários a nova proposta. A assembleia só poderá ser realizada nesta data por questões estatutárias, que nos pedem 3 dias de prazo para a publicação.

Nesta nova assembleia, a partir das 8h da manhã, será votada a deflagração ou não de greve.

Recomendação do Sindicato

“Nosso posicionamento à categoria é claro: somos a favor da paralisação das atividades. É a única forma de termos o resgate do respeito por parte dos banqueiros à nossa categoria”, diz Valdemar.

Twitaço hoje, entre as 9h e às 11h: utilize as hashtags

#NenhumDireitoaMenos
#QueroUmaPropostaDecente
#SomosTodosBancariosJoinville
#ConvocaCaixa
#QueroPropostaDecente
#ConvocaçõesEmPauta

É fundamental a pressão nas redes sociais

Se você não recebe informações do Sindicato em seu celular, significa que você não está cadastrado. Mande um WhatsApp para o Sindicato (47 9 9723-2128), salve o nosso número nos seus contatos e fique por dentro de tudo o que acontece na Campanha Salarial dos Bancários 2020/21. Ou cadastre-se para receber notícias da Campanha em seu e-mail (contato@bancariosjoinville.com.br).

Acesse a página de notícias Campanha Salarial 2020 e siga o Sindicato dos Bancários no FacebookTwitterInstagram e Youtube para se manter informado sobre a Campanha. Compartilhe as matérias do Sindicato e as hashtags informadas.

Como posso participar da Campanha Salarial 2020?

Como fazer parte da Campanha Salarial dos Bancários na luta por garantias dos direitos previstos na CCT, além de aumento real e outras conquistas?

É simples!

Além de fazer a sua sindicalização, os bancários também podem contribuir de várias outras formas.

Adicione o WhatsApp do Sindicato para receber notícias de seu interesse: 47 99723-2128. E quando quiser fazer alguma denúncia ou tirar alguma dúvida, também pode fazê-lo por [ este link ] aqui no site no site.

Se inscreva imediatamente nas redes sociais do Bancários Joinville: FACEBOOK  INSTAGRAM  YOU TUBE  TWITTER

“Em tempos de covid, nos resta fazer a luta de forma digital. Precisamos pressionar os bancos através das redes sociais e o Sindicato dos Bancários de Joinville está presente nas principais”, assevera Valdemar. “Alguns bancários têm receio de expor suas opiniões nas redes, temendo represálias por parte das suas chefias. Então a solução é compartilhar as informações do Sindicato com amigos e parentes e pedir para eles pressionarem os bancos a não retirar nossos direitos. A luta do Sindicato é de todos os trabalhadores, da sociedade como um todo”, completou Luz.

Para facilitar, listamos abaixo as redes sociais de cada um dos bancos. Envie as notícias do Sindicato para seus amigos e parentes e peça que eles cobrem dos bancos uma postura mais responsável em relação aos seus trabalhadores. Basta pedir que eles façam comentários nas publicações dos bancos e enviem mensagens nas redes sociais.

Itaú

Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Twitter

Santander

Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Twitter

Bradesco

Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Twitter

Banco do Brasil

Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Twitter

Caixa Econômica Federal

Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Twitter

Veja como foram as rodadas de negociação anteriores:

Clique nos respectivo link para saber mais.

• Dia 04/08 – FENABAN: Teletrabalho, Ultratividade, Garantia de emprego, Comissões temáticas

• Dia 05/08 – BANCO DO BRASIL: Teletrabalho

• Dia 06/08 – FENABAN: Emprego

• Dia 07/08 – BANCO DO BRASIL: Emprego

• Dia 07/08 – CAIXA FEDERAL: Teletrabalho

• Dia 11/08 – FENABAN: Saúde e Condições de trabalho

• Dia 12/08 – CAIXA FEDERAL: Saúde e Segurança

• Dia 12/08 – BANCO DO BRASIL: Saúde e Segurança

• Dia 13/08 – FENABAN: Igualdade

• Dia 14/08 – FENABAN: Cláusulas Sociais

• Dia 17/08 – BANCO DO BRASIL: Cláusulas Sociais

• Dia 17/08 – CAIXA FEDERAL: Igualdade e Cláusulas Sociais

• Dia 18/08 – FENABAN: Cláusulas Econômicas

• Dia 19/08 – CAIXA FEDERAL: Cláusulas Sociais

• Dia 20/08 – FENABAN: Cláusulas Econômicas

• Dia 21/08 – FENABAN: Cláusulas Econômicas

• Dia 21/08 – CAIXA FEDERAL: Cláusulas Sociais

• Dia 22/08 – FENABAN: Cláusulas Econômicas

• Dia 24/08 – CAIXA FEDERAL: Cláusulas Econômicas

• Dia 24/08 – BANCO DO BRASIL: Cláusulas Econômicas

• Dia 25/08 – FENABAN: Cláusulas Econômicas

• Dia 26/08 – FENABAN: Cláusulas Econômicas

• Dia 27/08

• Dia 28/08

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário