Caixa faz assembleia nesta sexta para aprovar novo estatuto
A assembleia geral extraordinária da Caixa Econômica Federal que vai aprovar o novo estatuto do banco acontecerá nesta sexta-feira (19), às 11h.
Como a Caixa tem um único controlador, a União, a assembleia terá a participação de somente três pessoas:
– O presidente da assembleia (que pode ser o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, ou algum diretor indicado por ele);
– Um procurador da Fazenda Nacional (representando a União);
– E um secretário.
Assim que o estatuto for aprovado, será registrado na junta comercial do Distrito Federal. Após o registro, o documento se tornará público. O presidente da assembleia, porém, pode autorizar a divulgação antes mesmo do registro.
Com base no novo estatuto, o Conselho de Administração da Caixa, atualmente presidido pela secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, se reunirá na próxima terça (23).
O Conselho passará a ter a prerrogativa de mudar a direção da Caixa, trocando ou mantendo os atuais vice-presidentes e diretores, de acordo com os critérios definidos na lei das estatais aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer.
O presidente da República poderá, somente, nomear o presidente da Caixa, não mais os vice-presidentes.
Afastamento de vice-presidentes
A assembleia acontece na mesma semana em que quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa foram afastados por determinação do presidente Michel Temer.
O afastamento foi decidido após recomendações do Ministério Público Federal do Distrito Federal e do Banco Central.
Todos os vice-presidentes afastados foram indicados por partidos políticos e são investigados pelo MPF e pela Polícia Federal por suspeitas de irregularidades. G1