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Campanha Salarial 2022: Banrisulenses aprovam pauta de reivindicações

Os banrisulenses aprovaram a minuta da Pauta de Reivindicações da campanha salarial deste ano. O documento foi discutido no 30º Encontro Nacional dos Banrisulenses, de forma virtual, que ocorreu neste sábado (02).

O movimento sindical negociará a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com reajuste salarial e gratificações, aumento dos vales refeição e alimentação, e a valorização dos Operadores de Negócios (ONs), além de convocação imediata de concurso público para a função de Escriturário, entre outras pautas. Parte destas reivindicações já está contemplada no vigente ACT, cuja renovação e aperfeiçoamento são esperados. Este aperfeiçoamento será atingido com os valores reajustados pela variação do INPC do período revisado e do aumento, segundo o postulado pela categoria na campanha nacional unificada.

Uma das prioridades na mesa de negociação será a reivindicação na gratificação substancial dos ONs de R$ 1.335 mais o INPC do período.

Conjuntura política

Além da aprovação da minuta, o Encontro foi importante para posicionar a tarefa dos Banriulenses para além da caminhada salarial. “Estamos fazendo esta campanha em um momento muito difícil, mas também é um momento de esperança. Ao contrário do ano passado, este ano nós temos possibilidades. Nós podemos sonhar, nós temos a esperança de que podemos mudar esse país novamente”, pontuou a diretora de Saúde do Trabalhador da Fetrafi-RS e membro do Comando Nacional dos Banrisulenses, Raquel Gil.

Foi destacado também a defesa do Banrisul público, a importância dos colegas participarem das atividades propostas pelos sindicatos e federações, a melhoria das condições de trabalho, o assédio moral, etc..

Destaques do Banrisul
No primeiro painel da manhã, o técnico do Dieese Ricardo Franzoi apresentou o balanço do Banrisul e o contexto das tendências na categoria, além de falar sobre a importância dos bancos públicos no financiamento do Estado.

Franzoi apontou que enquanto os bancos privados vão gerar lucros para acionistas privados, os bancos públicos injetam recursos na conta do estado, o que garante investimentos a longo prazo em benefício da população, como saúde, educação, segurança. Os bancos privados, no entanto, “vão direcionar o investimento para os projetos que gerem maior taxa de retorno a curto prazo”, ou seja, mais lucro o quanto antes.

Ele mostrou também como a categoria bancária diminuiu 39,5% desde 1990, enquanto crescem bancos digitais e fintechs, e portanto, a precarização do trabalho com a contratação de trabalhadores autônomos que não têm os mesmos direitos dos(as) bancários(as).

Veja a apresentação aqui

Informes da Campanha Nacional
Membro do Comando Nacional dos Bancários, o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, passou os informes da Campanha Nacional unificada. “Nós já estamos no processo de negociação com a Fenaban, tivemos na semana passada uma rodada para debater o tema emprego e terceirização. O trabalhador autônomo nada mais é do que um bancário ou Uber bancário que não tem direito nenhum, que não tem 13º, não tem férias, não tem nada de seguridade, ganha se produzir”, explicou.

A queda no poder de compra também permeia a campanha nacional, segundo Bacelo. “O objetivo é recuperar nosso poder de compra, porque vamos pedir a reposição da inflação do último período. Vamos manter a nossa unidade, os nossos direitos, debater as condições de trabalho e vamos depender muito da participação massiva da nossa categoria”, conclamou.

Campanha nas redes
A equipe da Verdeperto Comunicação apresentou a campanha “Eu Sou Banrisul”, que visa a valorização do Banrisul e a conscientização da sociedade sobre a importância de manter o Banco público. O diretor de criação da agência contratada pela Fetrafi-RS e pelo SindBancários Porto Alegre e Região, Luiz Felipe Nelsis, explicou o conceito e a nova fase da campanha iniciada em 2021.

“O que as peças mostram é que a venda do patrimônio público do estado é brutal e irreversível. Mostram a traição ao estado, a destruição dos símbolos gaúchos, porque é isso, rigorosamente, que está acontecendo”, explicou Nelsis. Na atual fase, a campanha denuncia as consequências nefastas da privatização de outras empresas públicas e cobra o compromisso dos candidatos ao governo do estado e à Assembleia Legislativa com a preservação do Banrisul.

Fundação Banrisul
Antes do fim do Encontro, a diretora da Fetrafi-RS Denise Falkenberg Corrêa informou a respeito das mudanças anunciadas pela Fundação Banrisul para a participação dos pensionistas na eleição paritária da sua diretoria executiva. “De agora em diante quem quer se candidatar a diretor da Fundação tem que passar por uma sabatina. Isso é inaceitável”, afirmou.

O ex-diretor da Fetrafi-RS e banrisulense aposentado, José Carlos Rocha, também protestou contra as alterações nas regras eleitorais da Fundação. “Nós elegemos apenas dois representantes e agora querem nos tirar esses cargos, principalmente do diretor de Previdência, que é fundamental pra nós”, declarou. Rocha divulgou um texto para ser enviado à Fundação por todos os colegas solicitando a revisão das regras.

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