BanrisulCampanha Salarial

Campanha Salarial 2024 – 7° mesa com Banrisul: Reunião do dia 29 de agosto

Na véspera do final da vigência do Acordo Coletivo dos bancários, o Banrisul trouxe avanços modestos em cláusulas não econômicas; ofereceu garantia de caixas fixos poderem retornar à função mesmo após o período de 9 meses de requalificação; taxa de juros diferenciada no imobiliário; garantia de segundo estágio para reprovados; e mais 15 dias de afastamento para acompanhamento de familiares com doenças graves.

O Banco não deu retorno para a proposta de redação de conversão do vale transporte em dinheiro, apresentada pela Comissão de Organização dos Empregados do Banrisul (COE) na mesa do dia anterior. Também não se posicionou em relação à contraproposta apresentada sobre a questão do auxílio movimentação, assunto que o Banco tem trazido insistentemente para a mesa.

A COE reiterou reivindicações como melhoria na PLR, valorização dos ONs, retorno do Promed para os novos concursados e mais programas de qualidade de vida, também sem receber qualquer retorno.

Após mais de 3 horas de mesa, os representantes do Banrisul pediram break para o almoço e análise das reivindicações, mas no final da tarde informaram não haver retornos da diretoria e encerraram a mesa por hoje.

O Banco se comprometeu a dar devolutivas nesta sexta-feira 30/08. A mesa será retomada na segunda-feira 02/09.

E como foi com a Fenaban?

A primeira proposta, apresentada na parte da manhã, previa reajustes diferenciados, escalonados por quatro faixas salariais. Além disso, previa apenas a reposição da inflação para vales, PLR e demais verbas, e para essas verbas ainda adiava o reajuste para outubro, o que causaria um prejuízo de R$ 35 milhões aos trabalhadores.

A segunda proposta, apresentada na parte da tarde, reduziu o total de faixas para três e aumentou um pouco os percentuais de reajuste por faixa. Continuou prevendo apenas a reposição da inflação para os tickets, a PLR e demais verbas. E trouxe todos os reajustes para 1º de setembro, como tem de ser, já que é a data base dos bancários. Mas continuou bem aquém do que espera e merece a categoria bancária.

Nova mesa com Fenaban nesta sexta 30

Após a rejeição da segunda proposta, a mesa de negociação foi interrompida, pois os sindicalistas avisaram à Fenaban que se recusam a receber qualquer outra proposta com escalonamento. A mesa será retomada nesta sexta-feira, a partir das 10h.

E na próxima semana, o Sindicato fará uma assembleia para avaliar a proposta e organizar a mobilização.

Bancários Joinville

Seja sócio, seja sócia do nosso Sindicato e invista em quem te dá a segurança de estar sempre do seu lado.