Banco do BrasilCampanha Salarial

Campanha Salarial 2024 – 8° mesa com Banco do Brasil: Reunião do dia 22 de agosto

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC reuniu-se nesta quinta-feira (22/08/2024), a partir das 10:00, com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil S.A., para debater as cláusulas de nossa Pauta de Reivindicações, entregue ao Banco, objetivando a celebração de Acordo Coletivo de Trabalho.

Horas negativas do COVID

Atualmente, 5.233 funcionários ainda possuem horas devedoras. Desses, 4.707 têm até 360 horas negativas, algo que, segundo o banco, seria possível de zerar até o prazo estabelecido, em maio de 2025. No entanto, 566 funcionários enfrentam uma situação mais complicada, com uma média de 1.034 horas devedoras, sendo que 239 destes têm mais de 60 anos de idade. O Banco apresentou proposta final sobre a questão. Atendendo ao pedido dos dirigentes sindicais, já que o Banco não concordava em anistiar quem quer que seja, concorda em proceder aos seguintes ajustes em sua proposta inicial:

  • Anistia para os funcionários com mais de 60 anos;
  • Funcionários com filhos com deficiência;
  • Pessoas com comorbidades (Grupo de risco), quem compensou 70% ou mais, também teriam saldos abonados;
  • Aqueles colegas que estão há muito tempo afastados por questões de saúde.

Segurança

As agências de varejo, nas quais foram retirados os seguranças por não trabalharem com numerário, passarão a ter novamente a presença de vigilantes, para resguardar a segurança do bancário, com previsão de retorno a partir do mês de setembro/2024.

Performa

A comissão também cobrou um retorno sobre o programa Perfoma, plano de cargos e salários, e sobre as metas impostas aos funcionários.

Incorporados

Outro ponto que ficou sem resposta foi a questão da saúde e previdência dos incorporados, assim como a reposição de funcionários após o desmonte que o Banco do Brasil sofreu nos últimos governos federais.

Licença parentalidade

A comissão também ressaltou a importância da ampliação da licença parentalidade. “A gente esperava sinalizações positivas para que avançássemos para a renovação do acordo,” diz Fernanda.

Nova plataforma digital

Durante a reunião, o banco também anunciou que todos os funcionários da rede, agências e escritórios serão migrados para uma nova plataforma digital de concorrência a partir desta quinta-feira 15, deixando o sistema antigo obsoleto.

Endividamento de funcionário

O Banco informou que apresentará um programa de nome EQUILIBRA, com equipe capacitada para mapear e assessorar os funcionários endividados (ativa, aposentados, pensionistas e cedidos), através de facilidade de renegociação, flexibilização, taxas personalizadas e outros.

Assédio moral e desconexão

Entre os temas discutidos, um dos pontos centrais foi o assédio moral e a desconexão. O banco propôs a utilização de uma nova ferramenta, chamada Slack, que teria controle de jornada e salvamento de conversas, substituindo o uso do WhatsApp para questões de trabalho, que será proibido.

PLR

O Banco propõe manter os moldes do acordo revisado, entretanto, quer limitar ao teto de 03 salários, por semestre. Todo funcionário afastado para apuração de falta grave não receberá a PLR, até decisão final do processo de apuração. Em razão da FENABAN ter apresentado proposta rebaixada, na mesa do dia 21, sendo rejeitada de pronto pelos representantes dos bancários, o Banco não quis comentar outras cláusulas de cunho econômico, adiantando que espera resolver este ACT na semana vindoura.

Bancários Joinville

Seja sócio, seja sócia do nosso Sindicato e invista em quem te dá a segurança de estar sempre do seu lado.