Como fica a reestruturação da Caixa Econômica Federal?
Brasília – A direção da Caixa segue a passos largos sua nova reestruturação. A iniciativa da Caixa com essas mudanças é focar sua atuação no varejo, em total compasso com o processo de venda (privatização) das suas subsidiárias de seguros, cartões e outros – e por consequência, aumentar o assédio moral e a pressão por vendas destes produtos.
Essa reestruturação irá extinguir várias funções, alterar a estrutura do banco e afetar fortemente o papel social da Caixa, pois fica evidente que o foco do atendimento será na alta renda. Segundo informações da direção do banco, o número de Superintendências (Sure) caem de oito pra seis (as Sure passarão a se chamar Superintendências Nacionais de Varejo – SUV). As superintendências regionais também serão reduzidas das atuais 84 pra 54.
Segue um detalhamento das mudanças:
• Estão sendo extintas 30 das atuais 84 Superintendências Regionais (SR’s). Passa de 84 para 54.
• Serão criadas 6 Superintendências Nacionais de Varejo – SUV
• As 6 SUVs substituem as atuais 8 SUREs e farão a gestão das 54 Superintendências de Rede que ficaram.
• Também serão criadas 54 Superintendências Executivas de Governo – SEG vinculadas as SRede
• A SUV Sul – Porto Alegre – abrangerá as seguintes SR’s que permanecem: CASCAVEL, PR CAXIAS DO SUL, RS CHAPECÓ, SC CURITIBA, PR FLORIANÓPOLIS, SC LONDRINA, PR PASSO FUNDO, RS PORTO ALEGRE, RS SANTA MARIA, RS. (porém com estrutura bem mais enxuta)
• Em SC deixam de ser SR’s as praças de Joinville, Criciúma e a Vale do Itajaí (Blumenau). As maiores agências/praças receberão as novas SEV.
• Serão criadas 350 (novas) Superintendência de Varejo – SEV – Instaladas na maior agência da região de abrangência. Com estrutura também muito enxuta e vinculadas as SRede. Quem deve ocupar estas vagas como superintendente devem ser os atuais Gtes de Mercado.
• Serão criadas 2.372 novas funções gerenciais (GAN= salário mais baixos que os atuais Gtes de Relacionmto) e 2.141 de assistentes 6H. Oportunidade para muitos, porém não está claro se haverá ou não migração dos atuais ocupantes destes cargos.
• Tesoureiros, caixas executivos e avaliadores: por hora não estão impactados.
• Serão extintas as funções de: Gerente Administrativo (nas SR’s), GCN – Gte de Clientes e Neg. e de Auxiliar de Atendimento (nas agências).
• A gestão do administrativo (pessoal) passa a ser feito pelas SUV’s.
• Os Gtes de Canais migram para Gtes de Varejo. Não se sabe se por lateralidade ou por processo seletivo. Não haverá vagas para todos.
• Para TODAS AS NOVAS FUNÇÕES DE GESTORES DE UNIDADE (LEIA-SE SR/SEV/SEG) haverá novo processo seletivo! Nesse primeiro momento o PSI para as novas funções é restrito para lateralidade ou decesso! Caso as vagas não sejam preenchidas a Caixa abrirá para novas manifestações!
• A previsão de realização do PSI para os SR são dias 05 e 06 de fevereiro. No dia 06 de fevereiro está prevista a divulgação da lista de aprovados com suas respectivas lotações! E na sequência o PSI dos SEVs e suas lotações.
O último dia da atual estrutura da SR será em 28 de fevereiro. Em março já iniciam as novas SEV’s.
Para o Presidente do Sindicato, Valdemar Luz, “É um desrespeito com os empregados, que estão bastante apreensivos com a notícia de mais uma etapa da reestruturação que vem sendo promovida desde 2016 e que já resultou no descomissionamento de centenas de empregados, este é um assunto que deve ser debatido com as Entidades Sindicais”, conclui.
Os Sindicatos cobram da Direção do Banco a implantação de uma Mesa para discutir os impactos resultantes da reestruturação e o respeito aos Empregados.