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Conquistado acordo para atendimento a trabalhadoras vítimas de violência

Joinville – Bancárias agora contarão com um canal de atendimento a vítimas de violência. A partir de agora, os bancos terão 30 dias para a implementação do canal, que prevê orientação para gestores e demais empregados, acolhimento às vítimas, por equipe devidamente orientada para este fim, e medidas protetivas.

Dentre as medidas que poderão ser adotadas pelos bancos estão a transferência da trabalhadora, com garantia de sigilo sobre o local de destino; a flexibilização de seu horário de trabalho, para protegê-la do agressor; a concessão de linha de crédito especial às vítimas. Também é assegurada à bancária a confidencialidade, se necessário, sobre a denúncia.

Ficou acertado ainda que os sindicatos acompanharão a atuação dos canais por meio da mesa temática de igualdade de oportunidades.

O canal de apoio é uma reivindicação da categoria, que vem sendo negociada com os bancos desde março de 2019, tendo sido acatada pela Fenaban em reunião com o Comando no último dia 19 de fevereiro.

A importância de um atendimento como esse, principalmente em um país que carrega a triste realidade de ser o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Outros levantamentos confirmam esse quadro brutal: segundo o Atlas da Violência de 2019, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil, ou seja, uma a cada duas horas. Estudos mostram ainda que 85% dos casos de violência contra a mulher ocorrem dentro de casa.

O diretor de Políticas de Relações Trabalhistas e Sindicais da Fenaban, Adauto Duarte, também celebrou a importância do acordo.  “Diante da violência doméstica, a bancária reage de duas formas: ela tem vergonha e também tem medo da reação do empregador. E quando o Comando trouxe para mesa de negociação que essa estatística que está na televisão pode estar do nosso lado, isso nos aproximou do problema e nos tornamos parte em seu combate”, disse ele, elogiando a habilidade do Comando, pela primeira vez coordenado por duas mulheres, na condução da negociação sobre o canal.

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