Contribuição Negocial: 95,5% dos bancários apoiam as conquistas do Sindicato
Mais uma vez o Sindicato teve a maciça participação da categoria na rejeição do crédito referente a Contribuição Negocial. A taxa, prevista nos acordos e convenções e sacramentadas nas assembleias que aprovaram a Campanha Salarial 2024/2026 não pode ser devolvida e funciona para financiar a campanha e reforçar economicamente a entidade sindical.
O Bancários Joinville, na intenção de trazer reflexão aos bancários, oferece a “devolução” do quanto recebeu, ou seja, 70% do valor. No entanto, a entidade não espera que os associados a requeiram e muito menos os não associados, pois além de representar uma fração do que cada um recebeu, formaliza sua contribuição e ainda fortalece a mensalidade do Sindicato, que é uma das mais baixas do país.
Novo projeto em discussão no Ministério do Trabalho
Há uma proposta sendo discutida no MTE que segue a lógica de “quem se beneficia, contribui“. Para o ministro do trabalho, Luiz Marinho, todos os trabalhadores que se beneficiam de aumentos negociados devem contribuir com os sindicatos: “Um acordo coletivo deve ser sustentado por toda a categoria”. Ele comparou a situação a um condomínio: “Se a assembleia aprova uma modernização, todos pagam, mesmo os que foram contra”.
Outros defendem que se as negociações não satisfizeram o trabalhador, o mesmo deve se recusar a contribuir, automaticamente sendo eliminado dos benefícios do novo acordo e dos aumentos auferidos pelo sindicato. O ministro Luís Roberto Barroso do STF, que apoia a constitucionalidade da contribuição, declarou que “é uma ingratidão do trabalhador negar a contribuição, se beneficiando da luta de todos sem contribuir com o seu custeio”.
95,5% de rejeição da categoria
Como sempre, o Sindicato deu ampla divulgação (website, X, Facebook, Jornal A Notícia), além de duas semanas de prazo, facilitando a entrega através de e-mail. Tudo isso foi entendido por 95,5% da categoria que rejeitaram fazer a requisição do valor, a quem toda nossa diretoria agradece e parabeniza!
> Comunicado 01/2025: Contribuição Sindical
O valor arrecadado com a contribuição tem sido um dos principais recursos para construção da campanha salarial da categoria e para o crescimento do Sindicato dos Bancários. A PLR foi um das conquistas históricas obtida com a força de suas campanhas. Do total arrecadado a partir da Contribuição Sindical, 70% é destinado ao Sindicato, 15% para Federação, 10% para Confederação e 5% para Central Sindical.
Para os poucos bancários que enviaram requisições, o crédito será realizado nesta segunda-feira 17.